O tijolo de solo-cimento tem dois furos internos que auxiliam na passagem de instalações elétricas e hidráulicas. Modular, proporciona a construção de paredes mais precisas, o que leva a menor consumo de argamassa. Podem ser estruturais.
É laminado ou extrudado, apresentando na parte externa uma série de riscos, no seu interior pequenos furos, que diminuem o peso do tijolo, sendo recomendada sua aplicação em alvenaria de vedação interna (separação de ambientes) ou externa.
O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção.
Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização. Oferece, ainda, excelente conforto térmico e acústico.
O tijolo é feito de argila(barro). Para fazer a massa são necessários 5 tipos de argila. Inclusive é usado cascalho moído (tágua) para aumentar a resistência. O processo de queima deve acontecer para que as partículas diferentes se fundam, resultando num material sólido e forte.
Os vidros, azulejos, tijolos e cerâmicas em geral possuem durabilidade indefinida. Em uma construção, a tinta é uma das primeiras a apresentar os sinais de degradação e, com 5 ou 10 anos já é preciso renovar.
5 - O tijolo ecológico tem uma durabilidade que chega a ser seis vezes maior que a dos tijolos convencionais. 6 - Ele também tem um fácil acabamento, que pode ser utilizado apenas com um impermeabilizante, podendo dispensar o uso de tintas e outros acabamentos.
O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Mas, claro, isso depende de como ele é feito e quais materiais são usados, além de qual é a periodicidade de manutenção da construção.