Contexto estratigráfico A estratificação ou sequência arqueológica é a sobreposição dinâmica de unidades estratigráficas, ou contextos. ... É papel do arqueólogo tentar descobrir quais contextos existem e como eles foram criados.
Enquanto os vestígios arqueológicos estão sob a terra, nada os altera. Quando encontrados, podem ser estudados pelos arqueólogos que utilizam métodos de trabalho e técnicas de análise que permitem, a partir deles, tirar conclusões sobre a cultura e a história dos povos que fabricaram e usaram aqueles objetos.
Os arqueólogos usam colheres, facas, picaretas, peneiras e outros instrumentos para desenterrar construções, ferramentas, armas, trabalhos de arte e quaisquer outros objetos feitos por pessoas. ... Em seguida, os arqueólogos estudam os objetos encontrados.
Verificado por especialistas Outros exemplos de objetos arqueológico são vestígios de roupas, mobiliário (mesas, itens de decoração, estátuas), afrescos, textos escritos, pedras com inscrições. Também vale dizer que construções também são objetos de descoberta de arqueólogos.
O método antropológico consiste, basicamente, na prática da etnografia (descrição do trabalho de campo) e etnologia (síntese dos conteúdos descritos em campo). Deste modo, por meio da análise crítica, é possível interpretar os fenômenos descritos.
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
O evolucionismo cultural junto com o difusionismo foram correntes predominantes no final do século XIX que lançaram bases para o desenvolvimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma.
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
Evolucionismo cultural abrange a ideia de que a cultura teve uma fase inicial, ( cultura primária ) e que ao longo do tempo foi evoluindo em meio a sociedade até os padrões atuais.
As características principais do evolucionismo são: ... 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.