A Escola visa à formação integral do aluno, desenvolvendo, de forma holística, competências, habilidades e saberes.
Veja a seguir a responsabilidade de cada uma dessas profissões e média de salário:
Toda a escola é composta por vários departamentos, como o acadêmico, pedagógico e financeiro. Quando um desses setores não funciona de forma adequada, ocorre o comprometimento de outros e , consequentemente do ensino.
Professores, agentes educacionais I e II, estudantes, seus pais e/ou responsáveis devem, portanto, estar presentes nas estratégias de gestão da escola. Quem é responsável pela gestão escolar? A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora.
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos. Como a comunidade escolar pode participar dos processos decisórios da escola?
O papel exercido pelo Setor Pedagógico é de vital importância para o sucesso da aprendizagem, através de pedagogas experientes e capazes que participam ativamente na vida escolar do aluno, tanto na orientação de suas atitudes e da melhor maneira de estudar, quanto na relação entre professores, conteúdo e alunos.
A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.
Veja quais são eles:
Ele deve administrar a documentação institucional, os materiais pedagógicos e a estrutura física, o que inclui a manutenção de equipamentos, a organização de objetos e espaços do patrimônio escolar. Além disso, é ele quem estabelece as regras e funções de cada funcionário dentro da instituição.
O gestor é o responsável pelas atividades de uma área ou departamento de uma empresa. Entre as suas atribuições estão o planejamento diário, estratégico, gestão de pessoas, projetos, custos.
O gestor competente deve desenvolver instrumentos que qualifiquem os processos e procedimentos da gestão escolar, identificar e compreender a função social de sua escola na comunidade em que está inserida, propor e coordenar a participação na elaboração do projeto pedagógico, envolver-se no processo a avaliação ...
Comunique as ideias da instituição Ao informar o andamento de cada fase, verificar o andamento das tarefas e pedir opiniões sobre os processos, os gestores conseguem identificar o que está tendo bom desempenho, bem como identificar pontos de atenção realizar mudanças quando necessário.
O objetivo principal da gestão pedagógica é promover uma melhoria constante na qualidade do ensino e da formação dos alunos da sua escola. ... Além disso, o investimento na formação continuada aumenta a motivação dos professores na sala de aula e a sua satisfação com o ambiente educacional da sua escola.
O afeto, o interesse, o amor pela leitura, o gosto de aprender e a ausência de medo são ingredientes indispensáveis para uma educação de qualidade em qualquer idade. Avançar na direção de uma educação de qualidade implica, justamente, que a cidadania se informe melhor a fim de saber por que e como reivindicá-la.
Dar voz. Escolas que incentivam a imaginação e a autonomia despertam maior interesse dos alunos e também dos pais. É importante dar voz aos alunos na hora de tratar dos conteúdos em aula. Os alunos tendem a ouvir mais quando sentem que são ouvidos.