EQST

Para Que Serve O Decreto Executivo?

Para que serve o Decreto Executivo?

O Decreto regulamentar, ou Decreto executivo, é uma norma jurídica expedida pelo chefe do Poder Executivo com a intenção de pormenorizar as disposições gerais e abstratas da lei, viabilizando sua aplicação em casos específicos, encontrando amparo no artigo 84, inciso IV, da Constituição Federal.

Quais são os tipos de decretos?

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República descreve três tipos diferentes de decreto:

  1. 1 - decretos singulares. ...
  2. 2 - decretos regulamentares. ...
  3. 3 - decretos autônomos.

Como saber se um decreto está em vigor?

Para procurar um decreto, lei ou outro ato normativo, você deve usar o formulário de pesquisa simples ou o de pesquisa avançada. Você pode escolher o número de resultados que aparecerá por página no campo Qtde Docs.

Quando uma medida provisória entra em vigor?

Produz efeitos imediatos, ou seja, já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso, mas depende de aprovação da Câmara e do Senado para que seja transformada definitivamente em lei. O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.

Quando a medida provisória perde sua eficácia?

Parágrafo único. As medidas provisórias perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas delas decorrentes.

Até quando vai a MP 936?

Foi prorrogado, até 31 de dezembro, o programa que autoriza empresas a reduzirem a jornada e o salário ou suspenderem os contratos de seus funcionários. O decreto que estende a medida foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 13.

Como funciona a medida provisória?

A tramitação das medidas provisórias segue a regra geral, segundo a qual a Câmara dos Deputados é a Casa iniciadora. Assim, a após o juízo de admissibilidade dos pressupostos constitucionais de urgência e relevância pela comissão mista do Congresso, a medida provisória será encaminhada à Câmara.

Quem prorroga a medida provisória?

Apesar de produzir efeitos jurídicos imediatos, a Medida Provisória precisa da posterior apreciação pelas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para se converter definitivamente em lei ordinária.

Qual a validade da Medida Provisória 927?

120 dias

O que muda com o fim da MP 927?

O banco de horas com o fim da MP, volta ao prazo de até 6 meses (em caso de acordo individual) ou de até 1 ano (acordo coletivo) para serem compensados. As horas não trabalhadas não podem mais ser compensadas futuramente pelos trabalhadores, isto quer dizer que, o “banco de horas ao contrário”perde a validade.

O que muda com a revogação da MP 927?

Desde o fim da Medida Provisória 927 o empregador não pode mais estabelecer a mudança do regime presencial para o remoto, de forma unilateral, e a modalidade deixa de abarcar estagiários e aprendizes.

Foi prorrogada a MP 927?

Seu prazo inicial de vigência de 60 dias foi prorrogado pelo Congresso Nacional através do Ato 32/2020, que garantiu o acréscimo de outros 60 dias àquele prazo de aplicabilidade, o qual terá como termo final a data deste dia 19 de julho.