Por conter uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), compostos antioxidantes e outras substâncias medicinais, o chá de orégano serve para fortalecer diferentes sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular.
Modo de preparo Aqueça a água até ferver, desligue. Em uma xícara com as folhas de orégano, acrescente a água, tampe e deixe abafar. Por fim, quando estiver morno ou frio, beba.
Modo de preparo Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Benefícios do chá de alecrim para a saúde e como fazer
Este chá, além de estar carregado com aromas, ajuda a combater o câncer e também a perder peso. A canela tem propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e também regula a pressão. O alecrim é uma erva que pode ser usada de forma medicinal e é extremamente saborosa.
Além de ser uma opção de bebida apreciada por seu sabor e por ser livre de cafeína, o chá de canela com gengibre é usado para aliviar dores nos ossos, artrite, dores musculares e outras ações terapêuticas ligadas ao processo digestivo.
Propriedades medicinais da erva-doce E não para por aí, a erva-doce pode reduzir os sintomas da labirintite, se associada ao cravo-da-índia e ao alecrim. Ela ainda protege as células sadias dos radicais livres, quando em conjunto com a mostarda e a canela, tornando-se um ótimo antioxidante.
Com as mudanças certas na alimentação, além de melhorar a sua saúde, você pode ainda turbinar a memória. Um estudo feito pela Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, descobriu que os antioxidantes encontrados na hortelã e no alecrim podem potencializar a memória e até melhorar a capacidade de aprendizado.
Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias.
Contraindicações. A canela não deve ser consumida durante a gravidez, por pessoas que possuem úlceras gástricas ou intestinais, ou que possuem doenças graves do fígado.
Consumo em excesso Consumir o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar à intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.
Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez.