Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é contribuir para o emagrecimento. Algumas pesquisas indicam que o chá foi capaz de reduzir a criação de células de gordura, ou seja, evita o acúmulo de gordura no corpo.
Há vários tipos de hibiscos e o que pode ser usado na alimentação é o da família Hibiscus sabdariffa, mostrado na imagem ao lado. A planta, cuja flor é comestível, também é conhecida popularmente como rosela, vinagreira, azedinha e caruru-azedo.
Para emagrecer tomando chá de hibisco é recomendado tomar 2 xícaras do chá diariamente, meia hora antes das principais refeições, por até 12 semanas. Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo.
Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Melhores resultados no emagrecimento estão associados a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.
COMO ARMAZENAR O hibisco seco deve ser guardado em recipiente bem fechado. Longe de muita luz e de muito calor.
É recomendado não exagerar no consumo desse chá, já que ele pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio. A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.
Por conter antioxidantes e bioflavonoides, um dos benefícios do chá de hibisco para a saúde é a regulação dos níveis de colesterol no organismo. Ou seja, essa bebida ajuda a elevar as taxas do HDL (colesterol bom) e reduzir as de LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.
O hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ajudar no controle da pressão arterial e, até, na prevenção de problemas do fígado.
Conheça os benefícios do hibisco nas madeixas Sua principal associação é com o crescimento das madeixas, mas ele pode proporcionar muito mais que isso. Por ter uma alta concentração de vitamina C, a flor de hibisco auxilia na produção de colágeno, o que deixa os fios mais fortes e saudáveis.
A contraindicação do chá de hibisco para mulheres gestantes é atribuída pelos possíveis efeitos da bebida em alterar o equilíbrio dos hormônios e ação sobre a musculatura uterina, podendo acarretar complicações durante a gravidez e até abortos espontâneos consequentes da ingestão excessiva.
Não é recomendável. Remédio natural, indicado para combater problemas de digestão, o boldo pode ter efeitos negativos no feto, principalmente nos primeiros três meses da gestação, e por isso deve ser evitado por gestantes.
O consumo exagerado do chá pode fazer com que sua fertilidade e seus hormônios sejam prejudicados. Para as mulheres que sofrem com a TPM e outras condições do sistema endócrino, o chá de hibisco pode causar piora, devido à interferência no processo de ovulação”, relata.
O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.