O que é SSH Key e pra que serve? SSH Key é um meio mais seguro de autenticação, melhor que a autenticação por senha. Ele é baseado em Criptografias de Chave Pública, ou seja, existem duas "senhas", uma para o servidor e outra para qualquer outra pessoa.
Você pode verificar sua senha de chave SSH tentando carregá-la no seu agente SSH. Com o OpenSSH, isso é feito via ssh-add . Quando terminar, lembre-se de descarregar sua senha SSH do terminal executando ssh-add -d . ssh-keygen -y solicitará a senha (se houver uma).
Para mostrar o conteúdo da sua chave id_rsa. pub , digite isto em seu computador local: cat ~/. ssh/id_rsa.
Para usuários Windows, abra o aplicativo "PuTTY" e em hosts, adicione o nome do usuário e servidor para qual você copiou sua chave pública. Agora navegue até o item "Connection" >> "SSH" >> "Auth", no menu esquerdo do programa e adicione sua chave privada em "private key file for authentication".
Como configurar chaves SSH no meu servidor
Para gerar uma chave SSH em seu servidor Linux, execute o comando ssh-keygen . O comando pode usar sinalizações, caso deseje customizar o tipo de chave que é gerada, bem como os algoritmos de assinatura usados para gerar a chave. Este exemplo gera uma chave RSA de 2.
Fazer upload da chave pública para repositório do gitlab: Entrar na opção de chaves ssh (ssh keys); Clicar no botão de adicionar chaves (Add SSH key); Copiar o conteúdo da chave pública para o campo da chave (key), o campo título será obtido do próprio comentário da chave.
Para usar o SSH PuTTy e se conectar com sua Hospedagem VPS, acesse a opção Servidores, na aba ao topo do painel de hospedagem. Na nova tela, escolha seu serviço de hospedagem. Nele, você terá que inserir as credenciais root de login. Será necessário o usuário e a senha.
Criar um par de chaves
A chave pública é uma das chaves que compõe um par de chaves criptográficas (a outra é uma chave privada, que você verá logo abaixo) em um sistema de criptografia assimétrica. Ela é divulgada pelo seu dono e usada para verificar a Assinatura Digital criada com a chave privada correspondente.
Para a extração da chave pública utilizando o Windows, siga os passos abaixo:
Gerando uma chave PGP
PGP significa Pretty Good Privacy . Isto se traduz em “uma privacidade muito boa”. Se utilizada corretamente, ela pode proteger o conteúdo de suas mensagens, textos ou mesmo arquivos de ser compreendidos até pelos bem financiados programas de vigilância do governo.
Pretty Good Privacy (PGP), em português privacidade muito boa, é um software de criptografia que fornece autenticação e privacidade criptográfica para comunicação de dados. ... O PGP e softwares similares seguem o padrão OpenPGP (RFC 4880) para encriptar e decriptar dados.
PGP é um sistema de criptografia híbrido. Quando um usuário codifica os dados com PGP, PGP primeiro comprime os dados. ... Esta sessão com chave privada funciona com um algoritmo de encriptação muito seguro para encriptar os dados originais; o resultado desta primeira fase são os dados encriptados(cifrados).
Para utilizar o PGP, você precisará instalar alguns softwares extras que funcionarão junto com o seu programa de e-mail. Precisará também criar uma chave privada, que deve ser mantida privada.
Também é possível acessar o e-CAC pelo endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login. Para obter um certificado digital em nuvem, o cidadão deve procurar uma Autoridade Certificadora e realizar os procedimentos já conhecidos para a emissão de um certificado digital.
Todos os certificados digitais emitidos em cartões saem de fábrica com o mesmo PIN: 1234. O titular do certificado deve alterar esse PIN para um senha de seu conhecimento exclusivo.
A criptografia de chaves pública e privada utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono.
Encriptação por chave privada: é o método de encriptação que utiliza uma mesma chave para encriptar e desencriptar a mensagem; esta chave pode ser uma palavra, uma frase ou uma sequência aleatória de números.
9.