A existência desse campo de força ao redor do Planeta Terra é fundamental para garantir as condições de vida no planeta. A Magnetosfera atua como um escudo protetor da Terra, seu campo de energia impede que os ventos solares atinjam a superfície com violência, varrendo para o espaço sideral a atmosfera terrestre.
A magnetosfera, em síntese, é o campo magnético que envolve a Terra, e é o resultado da interação entre o vento solar e o campo magnético.
Mas não pense que isso é algo exclusivo da Terra: na verdade, quase todos os planetas do Sistema Solar têm um campo magnético de respeito — as exceções são Vênus e Marte. Os campos magnéticos dos planetas podem se formar a partir do movimento dos metais derretidos em seu interior.
A velocidade de rotação terrestre diminui paulatinamente, dada a força gravitacional da Lua. De qualquer modo, se a Terra efetivamente acelerasse sua velocidade de rotação, o dia passaria a ter 12 horas, afetando os ciclos vitais de todas as espécies.
Para chegar até a órbita, o satélite é lançado por meio de um foguete e sua permanência no espaço pode ser temporária ou definitiva.
OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
Nossa atmosfera é composta por uma mistura de gases, oxigênio e nitrogênio, que têm a propriedade de espalhar com mais facilidade a parte azul da luz, por isso o céu é azul durante o dia. ... Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.
A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares. Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia. Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde.
Muitas civilizações antigas interpretavam os astros como divindades e observaram o céu e estrelas. Com a identificação de padrões para predizer as estações do ano, bem como as melhores épocas para o plantio e colheita, o estudo dos astros possibilitou grandes avanços para a humanidade.