Este é um serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo). Em caso de sugestão, elogio, reclamação, solicitação de providência, simplifique e denúncia, acesse o Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.
A gratuidade poderá ser utilizada nos ônibus municipais e trens do Metrô, CPTM e Via Mobilidade. Para carregar a gratuidade para os ônibus, aproxime o cartão de um equipamento de recarga. Para carregar a gratuidade para uso no sistema trilhos, repita o procedimento.
Para emissão de segunda via por perda, roubo e extravio, o passageiro deve cancelar o cartão pelo telefone 156. E em 72 horas, retirar o cartão nos terminais municipais e recarregar a gratuidade.
Enquanto não há a liberação da gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum), o idoso com idade entre 60 e 64 anos tem direito à gratuidade ao apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto, ao motorista ou cobrador ao desembarcar pela porta da frente do ônibus.
Importante: quando for necessário atendimento presencial, procure um Posto nos Terminais de Ônibus. Consulte o site para saber o endereço mais próximo.
Para ter a gratuidade carregada no Bilhete Único Personalizado (Comum) será necessário, no início de cada mês, aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais ou dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos trilhos (Metrô/CPTM).
Os idosos com idade entre 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, a diferença é que o benefício estará disponível no Bilhete Único Personalizado (Comum) a partir de 01/02/2023. Para mais informações, clique em saiba mais
Se você já possui um Bilhete Único Personalizado (Comum) e tem idade entre 60 e 64 anos, a partir de 01/02/2023 poderá recarregar a gratuidade de pessoa idosa, basta aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos trilhos (Metrô/CPTM).
O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo Site de atendimento sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.
Enquanto não há a liberação da gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum), o idoso com idade entre 60 e 64 anos tem direito à gratuidade ao apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto, ao motorista ou cobrador ao desembarcar pela porta da frente do ônibus.
A partir do dia 01/02/2023 os idosos com idade entre 60 a 64 anos poderão carregar a gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum) que já possuem, basta aproximar o cartão de um equipamento de recarga.
Caso não possua um Bilhete Único Personalizado (Comum) faça o seu cadastro pelo site e, ao concluir essa etapa, dirija-se a um Posto de Atendimento para emissão do cartão que terá seu nome completo, CPF e o número do bilhete.
O Decreto nº 62.057/2022 determina a gratuidade para os idosos com idade entre 60 a 64 anos.
A pessoa idosa com idade entre 60 a 64 anos pode procurar o RH da empresa onde trabalha para solicitar o cancelamento da compra dos créditos de Vale-Transporte, uma vez que receberá o benefício da Gratuidade.
Caso você tenha 65 anos ou mais, e resida na cidade de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista ou Jundiaí, tem direito ao Bilhete Único da Pessoa Idosa.
Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.
Consulte o site para saber o endereço mais próximo.