As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).
O frango caipira, por exemplo, é um frango criado “solto”, sem muito controle no seu desenvolvimento. Geralmente, possuem uma alimentação variada, incluindo insetos e minhocas. O frango caipira é abatido entre 80 e 90 dias de vida.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas. Os ovos caipiras não.
Veja algumas raças de galinhas que são usadas para melhoramento genético das galinhas caipiras:
ISA BROWN. Com toda certeza, são as galinhas mais utilizadas na produção de ovos em sistemas caipiras e confinados free cage em todas as américas.
A primeira é composta por galinhas caipiras das raças Pescoço Pelado Vermelho, Gigante Negro e Pescoço Pelado Preto. “Podem atingir peso vivo de 2,2 quilos com 90 a 100 dias. ... “A raça caipira melhorada também têm 100% mais carne que a tradicional”, revela Jomilson.
R$ 12
Para criar galinhas poedeiras, existem três formas básicas. Diretamente sobre o piso nas três fases, em gaiola nas três fases e na combinação entre piso e gaiola. Este primeiro na fase inicial e nas fases subsequentes a segunda opção. Porém, o indicado é que as fases finais sejam realizadas em gaiolas.