Resposta. I. Verdadeira, a massa é a medida da inércia de um corpo. Assim, à medida que a velocidade de um corpo aumenta sua inércia também aumenta e quando a velocidade do corpo tende à velocidade da luz ( a maior possível), sua inércia e consequentemente sua massa tende ao infinito.
Quando um corpo move-se a uma velocidade próxima à velocidade da luz, ele experimenta um aumento na passagem do tempo e uma contração em sua distância percorrida.
Quando aceleramos um elétron até que ele atinja uma velocidade v = 0,5c, em que c é a velocidade da luz, o que acontece com a massa? a) Aumenta, em relação à sua massa de repouso, por um fator. ... d) Diminui, em relação à sua massa de repouso por um fator.
Por exemplo, pode-se dizer que o elétron tem massa de repouso de 0,511 MeV/c2. Isso significa que, se sua massa de repouso fosse completamente convertida em energia, resultaria em 0,511 MeV. Porém, é comum, na linguagem científica, abreviar-se essa unidade de massa para simplesmente eV, sem o fator c2.
1. Princípio da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais, ou seja, não existe nenhum referencial inercial preferencial. 2. Princípio da constância da velocidade da luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor constante c em todos os referenciais inerciais.