O útero é um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida. É no útero que o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento. O útero localiza-se na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto.
O útero é o órgão responsável por abrigar o embrião desde o momento que inicia o seu desenvolvimento até o momento do nascimento.
A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, além de desenvolver vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê.
7 Sinais de alterações no útero
O sintoma normalmente associado ao útero baixo é a dor na região lombar, mas também podem haver outros sintomas como:
Os prolapsos normalmente não atrapalham as relações sexuais, mais em casos extremos podem dificultar a penetração.
Pode frequentar a academia, porém é necessário evitar exercícios que contribuam para o aumento da pressão intra abdominal, principalmente durante os exercícios para fortalecimento abdominal.
O prolapso da válvula mitral é uma entidade extremamente freqüente e, a princípio, naqueles portadores em que não existem complicações associadas, não há contra-indicação para a prática da atividade física, sendo esta condição patológica encontrada, inclusive, em atletas profissionais em franca atividade.
É fato a existência de inúmeros benefícios decorrentes do exercício regular para o corpo de maneira geral. Dessa forma, as mulheres com incontinência urinária não devem ser aconselhadas a evitar atividades físicas e esportivas por causa da incontinência.
O tratamento basicamente é operatório. Mas, antes de redução do prolapso, o útero deve ser lavado e os restos de placenta e corpos estranhos devem ser removidos. Logo depois, para a realização do procedimento o útero é erguido e mantido acima da vulva do animal.
[SAIBAMAIS]Popularmente conhecido como bexiga caída, o prolapso genital acontece devido ao enfraquecimento dos músculos da região pélvica, causando o deslocamento de órgãos como o útero, a bexiga, o reto, o intestino delgado e a uretra. ;Existem quatro graus de prolapso.
No caso das mulheres que pretendem engravidar, o médico opta por reparar o útero por meio da realização de um pequeno corte na região inferior da barriga que permite alcançar os órgãos pélvicos, colocá-lo no local correto e colocar próteses, também chamadas de redes, que mantém os órgãos pélvicos no lugar.
As sondas são introduzidas no organismo com um gel anestésico, tornando o exame indolor. Por uma das sondas uretrais introduz-se líquido na vesícula e mede-se a pressão no interior da bexiga. Depois de completado o enchimento vesical, o paciente deve voltar à cadeira de fluxometria e, novamente, esvaziar a bexiga.
A Urodinâmica Completa é um tipo de exame médico que serve para diagnóstico e para complementar o exame físico do paciente e demais avaliações. Este exame permite um amplo estudo da bexiga e de suas funções, em relação ao armazenamento e eliminação de urina, tanto em pacientes do sexo feminino como no sexo masculino.
O Instituto Bem Estar Osasco realiza diversos tipos de exames, inclusive os procedimentos de Urofluxometria e Urodinâmica, essenciais para o acompanhamento da saúde do sistema urinário. Conheça os exames e agende agora mesmo uma consulta!