Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.
Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil.
Oscar Niemeyer
10 de julho de 1958
Em algumas construções, essas memórias se encontram. Um desses exemplos é o Palácio do Catete, que já foi sede do poder executivo nacional entre 1897 e 1960, quando a capital nacional saiu do Rio e foi para Brasília.
Terreno de 36 mil m2, 10 mil m2 de área construída, 8 quartos (4 suítes), segurança 24 horas, obras de arte, heliponto, espelho d'água, capela, estacionamento, campo de futebol, piscina olímpica com churrasqueira e bar, lagoa e jardim particulares.
10 m
Rio de Janeiro
Palácio da Alvorada
O arquiteto da construção foi Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. O projeto urbanístico foi de autoria de Lúcio Costa, arquiteto que conquistou essa função após ser anunciado como o vencedor do concurso organizado pela Novacap para essa finalidade (obter o projeto urbanístico), em 1957.
Escola de Belas Artes - UFRJ1929–1934
O Edifício do Secretariado é a sede do Secretariado das Nações Unidas, um dos seis organismos que compõem o Sistema das Nações Unidas. O prédio de 39 andares e 155 metros de altura, foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e pelo franco-suíço Le Corbusier e inaugurado em 1952.