Arquitetura no Neolítico. Nesse período o homem começa a abandonar as cavernas e dá inicio a construção de suas próprias moradias. Dessas edificações são conhecidas os nuragues, edificações em pedra, sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado. São também desse período as construções denominadas dolmens.
Um trilith, trilithon ou trilith, é uma estrutura que consiste em duas grandes pedras verticais que suportam uma terceira série de pedra horizontalmente no topo. Comumente usado no contexto de monumentos megalíticos. Comúnmente utilizados en el contexto de monumentos megalíticos. ...
Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).
Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas eram aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada.
Os micrólitos eram instrumentos característicos do Paleolítico Superior — como buris, raspadeiras, pontas e perfuradores, etc. ... Além desses, os instrumentos mais importantes que aparecem são os feitos de ossos: pontas de ossos (muitas vezes apresentando farpas), estas colocadas em lanças, arpões de pesca e de caça.
O historiador conta com as fontes históricas , que podem ser vestígios arqueológicos , como ossos dos animais e homens que viveram nessa época , e também temos as fontes materiais não escritas , que são objetos antigos , pinturas , utensílios , ferramentas , armas , esculturas ,etc , e também há as fontes não materiais ...
Os historiadores utilizam fontes históricas que podem ser: fontes escritas (documentos oficias, cartas, e outros) ou orais (depoimentos), fontes arquelógicas (vestígios materiais), fontes epigráficas (vestígios grafados).
As técnicas, fichas, entrevistas, perguntas, catalogação de dados, entre outros dão segurança para realizar cientificamente o trabalho do historiador. Os métodos são orientações seguidas por ele nas etapas da sua pesquisa, da sua investigação.
as fontes históricas podem ser tanto matérias quanto imateriais. as principais ferramentas de um pesquisador são as fontes, como: fósseis, livros, imagens, objetos, documentos, jornais e registros orais.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Resposta. Utilizam de pirâmides, hierógrafos, ossos, datam corpos e objetos culturais com carbono 14, além de terem vários sítios arqueológicos para analises socioeconômicas e culturais do contexto.
As fontes pré-históricas são vestígios deixados antes do homem passar a registrar eventos de forma escrita e cronológica, como por exemplo vestígio de utensílios, fósseis, pinturas rupestres e restos de DNA presente nas ossadas encontradas.
No período pré histórico a maioria era nômade, ou seja, não se fixavam em local nenhum. Mas outros viviam em cavernas.
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.