Material a ser analisado: sangue, com 12 horas de jejum prévio. Tempo gasto para a obtenção do material: de 5 a 10 minutos. Finalidade: Determinar as causas das patologias gástricas e confirmar a suspeita de diagnóstico de gastrinoma. Determinar a causa de doença ulcerosa do estômago ou duodeno.
O síndrome de Zollinger-Ellison (ZES) é caracterizado por doença péptica grave (úlceras/doença esofágica) causada por hipergastrinemia secundária a gastrinoma, resultando na secreção aumentada de ácido gástrico.
A secreção de gastrina excessiva pelas células do gastrinoma resulta em alto débito de secreção gástrica devido à ação trófica da gastrina nas células parietais gástricas e ao aumento da secreção de histamina pelas células enterocromafins.
As complicações agudas são o sangramento e a perfuração gastrointestinal; as complicações crônicas são obstrução do esvaziamento gástrico, recorrência e, quando a etiologia é a infecção por H. pylori, câncer de estômago. O diagnóstico é feito por endoscopia e testes para H. pylori.
Qual a sua causa e fatores de risco? As causas de hemorragia digestiva podem variar desde situações benignas e frequentes, como hemorróidas ou fissuras do ânus, até condições mais graves, como a úlcera péptica ou cancro do tubo digestivo (esófago, estômago ou cólon).
Gastrite erosiva é a erosão da mucosa gástrica causada por dano nas defesas da mucosa. É tipicamente aguda, manifestando-se com sangramento, mas pode ser subaguda ou crônica com poucos ou nenhum sintoma.