Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.
Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:
As principais propriedades funcionais dos sais são: – Geralmente possuem sabor salgado; – Conduzem corrente elétrica, quando em solução aquosa; – Podem reagir com ácidos, com bases, com outros sais e com metais.
Realizam as mesmas reações que os sais inorgânicos. Se possuírem ligações duplas ou triplas, também poderão sofrer as mesmas reações que ocorrem com cadeias carbônicas insaturadas. Na presença de água, eles sofrem hidrólise e regeneram o ácido e a base que lhes deram origem.
Os óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio .
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).
NaCl = ânion (Cl- - cloreto) + de + cátion (Na+ - sódio) = cloreto de sódio; Na2SO4= ânion (SO42- - sulfato) + de + cátion (Na+ - sódio) = sulfato de sódio; CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.
Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.