Os brinquedos que compramos prontos são chamados brinquedos estruturados e usualmente possuem uma finalidade específica. São muito atrativos, porém, quase nada interessantes, pois limitam as habilidades das crianças.
Materiais não estruturados são um convite para a experimentação. Materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira: palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante. Tudo ganha um novo significado dependendo da interação da criança.
Materiais não estruturados são materiais potentes para crianças potentes. O professor pode observar as investigações que a criança faz e a função que ela atribui para cada material e, com base nisso, selecionar novos materiais e novas provocações para que a criança experimente.
Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações. Heurístico vem da palavra grega “eureca”, que significa descoberta.
Dez brincadeiras de rua que fazem a cabeça da criançada
O jogo tradicional infantil é um tipo de jogo livre, espontâneo no qual a criança brinca pelo prazer de fazer. Por pertencer à categoria de experiências transmitidas espontaneamente conforme motivações internas da criança, o jogo tradicional infantil tem um fim em si mesmo e preenche a necessidade de jogar da criança.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
Resgate dos brinquedos de antigamente ajuda crianças a aprenderem a se expressar, lidar com os sentimentos, resolver conflitos e respeitar regras e companheiros. ... Isso acontece porque é no brincar que a criança trabalha o desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Você sabe o que as brincadeiras antigas proporcionam?