O óleo de soja é extraído da semente de soja e é utilizado como fonte de alimento e com as novas tecnologias também pode ser usada como biocombustível. A soja (Glycine max (L) Merrill) pertence à família das leguminosas, plantas cuja semente encontra-se dentro de vagens.
Para um óleo vegetal ser considerado orgânico, pelo menos 95% de sua matéria-prima deve ter origem orgânica. O óleo mineral é um subproduto do processo de destilação do petróleo. Também é conhecido como óleo base, petrolato, vaselina líquida, óleo branco e parafina líquida.
Nos links abaixo você pode conferir os óleos vegetais mais comuns, seus benefícios e propriedades medicinais e cosméticas:
Qual a diferença? As diferenças entre esses óleos começam em suas origens: o óleo vegetal é extraído de sementes das plantas, e é biodegradável, diferente do óleo mineral, que é derivado do petróleo incolor e inodoro./span>
O Óleo Mineral, também conhecido como vaselina ou parafina liquida, é uma substância gordurosa incolor obtida através do refinamento do petróleo, que apresenta propriedades hidratantes para a pele.
Não é recomendada a utilização por um longo período, pois o óleo mineral, quando é presente constantemente no intestino, pode irritar a mucosa intestinal e causar danos à saúde.
O uso crônico durante a gravidez pode causar hipoprotrombinemia e doenças hemorrágicas do recém-nascido. Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação exceto sob a orientação médica.
2. O que as grávidas devem fazer em caso de constipação? Elas podem tomar laxantes naturais – como, por exemplo, à base de ameixa ou de fibra para estimular o bolo fecal – que são encontrados em farmácias. E também consumir os probióticos e lactobacilos que acabam estimulando o intestino./span>