A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
A pulpotomia visa manter a vitalidade da polpa de um dente que pode ter sido afetado por cáries dentárias profundas ou traumatismo dentário. A técnica da pulpectomia realiza a desvitalização do dente (AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY, 2013).
A pulpotomia é um tratamento conservador que tem objetivo de preservar a vitalidade pulpar, princi- palmente em dentes com rizogênese incompleta, com ápice aberto, tem sido considerado um tratamento provisório que deveria ser seguido pela pulpectomia. Também tem sido indicada para dentes afetados pela carie.
Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.
Protocolo Clínico:
O tratamento desta pulpite depende de uma análise bem aprimorada, pois se o dente apresentar estrutura coronária suficiente para receber uma restauração, se responder negativo à percussão vertical e se as polpas dos canais radiculares estiverem sadias, pode-se optar por uma pulpotomia, caso contrário, pela pulpectomia.
Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.
Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.
O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais.
O problema pode ser causado por uma restauração insatisfatória ou uma pequena recessão gengival expondo uma porção da raiz do dente. Tente usar cremes dentais especialmente formulados para dentes sensíveis, escovando os dentes em movimentos de baixo para cima e vice-versa. Caso o problema persista, procure um dentista.
A sensibilidade dentinária frequentemente é o primeiro sintoma observado quando as raízes dos dentes estão expostas. Pontadas e dores podem ocorrer a qualquer momento, mas os principais desencadeadores desses sintomas são alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios, de acordo com a Cleveland Clinic.
Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus.
Azitromicina. A azitromicina atua contra uma ampla variedade de bactérias detendo seu crescimento. Pode ser eficaz no tratamento de algumas infecções dentárias. Normalmente a azitromicina é recomendada apenas a pacientes alérgicos aos medicamentos da classe da penicilina .
A amoxicilina irá agir na infecção bacteriana. Geralmente o efeito dela começa logo nas primeiras doses, e tem uma eficácia melhor a partir de 48 horas, mas tudo irá depender de como está o seu quadro de infecção! Geralmente também é indicado uso de um anti-inflamatório, e as vezes analgésicos para ajudar na dor.
pode tomar sim, mas saiba que o uso da amoxicilina, que é um antibiótico, é apenas um coadjuvante ao tratamento que deve ser feito no dente sendo um tratamento de canal, tratamento periodontal ou extração dentária.
Agora, para aliviar a dor até chegar ao consultório, você pode aplicar gelo indiretamente na área inflamada por 20 minutos e fazer bochechos, calmamente, com água morna e sal. Você não precisa esperar o dente inflamado para cuidar da sua saúde bucal!
Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna salgada pode oferecer algum alívio. Adicione duas colheres de chá de sal para um copo de água morna. Bocheche a mistura em sua boca e depois cuspa.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo. Normalmente no terceiro dia de uso do antibiótico, tendo sido feito um adequado primeiro atendimento pelo profissional.
O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.
Os sinais de que uma pequena cárie progrediu para uma infecção incluem:
E se não for corretamente tratada, uma infecção no dente ou na gengiva pode virar um problema mais grave, se espalhar para outros órgãos, como pulmão, coração e cérebro e levar à morte.
A principal causa de infecção dentária é a bacteriana. “A má higienização causa um acúmulo de bactérias na cavidade oral que se organizam e formam o biofilme dental (placa bacteriana).
A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.
Os sinais de que uma pequena cárie progrediu para uma infecção incluem:
O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.
Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.