O mediastino anterior se estende do esterno ao pericárdio na região inferior e do esterno aos vasos braquicefálicos na região superior. O mediastino médio encontra-se entre o mediastino anterior e o posterior.
Mediastino é o espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. Ele é dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino posterior e mediastino médio.
Estão presentes no mediastino as seguintes estruturas: coração, pericárdio, aorta e ramos, artéria pulmonar, esôfago, traqueia e brônquios principais, veia cava superior e suas tributárias, segmento proximal da veia cava inferior, linfonodos e vasos linfáticos, nervos, tecido adiposo.
O mediastino é um espaço existente entre os dois pulmões, no centro do tórax, composto por várias estruturas anatômicas como a traquéia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. É dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino médio e mediastino posterior.
Os principais sintomas do câncer de mediastino incluem:
O mediastino inferior ainda pode ser subdividido em três partes. Anterior (que contém o timo), médio (que contém o coração) e posterior (que contém o esôfago e aorta torácica).
O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traqueia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático).
O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireoide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, nervos, esôfago e coluna.
Seu limite superior é um plano oblíquo se estendendo da incisura jugular do manúbrio até o limite superior da vértebra T1, enquanto seu limite inferior é um plano transverso se estendendo do ângulo esternal até ao disco intervertebral T4-T5. O plano transverso separa o mediastino superior do mediastino inferior.
As massas do mediastino incluem tumores, bolsas cheias de líquido (cistos) e outras anormalidades nos órgãos do mediastino. Tais órgãos são o coração, o timo, alguns linfonodos e partes da traqueia, esôfago, aorta, glândula tireoide e glândula paratireoide.
Alargamento de mediastino é o termo utilizado para descrever alterações na radiografia torácica das estruturas mediastinais. A avaliação do mediastino muitas vezes é subjetiva e a descrição dos achados varia conforme o profissional que avaliou a radiografia.
Ramos viscerais: tronco celíaco, artérias suprarrenais médias, artéria mesentérica superior, artérias renais, artérias gonadais (testicular em homens e ovariana em mulheres), artéria mesentérica inferior. Artéria ilíaca comum, artéria sacral mediana.
A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
O arco aórtico apresenta três ramificações: a primeira e maior delas é a artéria tronco braquiocefálico, a qual se divide formando a artéria subclávia direita, que irriga o membro superior direito, e a artéria carótida comum direita, que irriga estruturas na cabeça; a segunda é a artéria carótida comum esquerda, que ...
Aorta ascendente Parte da aorta que possui seu trajeto passando superiormente ao coração; Possui cerca de 5 cm de comprimento; Ramifica-se em artéria coronária direita e artéria coronária esquerda, responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco.
1-3 O diâmetro normal da aorta ascendente é definido como < 2,1 cm/m², da aorta descendente como < 1.
Divisões da Aorta São ramos da aorta ascendente as artérias coronárias direita e esquerda. Arco da aorta (ou arco aórtico): É o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho. o tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda se originam.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
Definição. Um aneurisma da aorta torácica é uma saliência ou protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo peito. A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.
Os aneurismas da aorta torácica podem ser assintomáticos ou provocar dor, tosse e sibilos. Quando um aneurisma se rompe, ele causa dor muito intensa (começando nas costas e se irradiando para a região lombar e o abdômen), hipotensão arterial e morte.
Fatores de Risco Fuma ou tem histórico de tabagismo. Artérias entupidas (aterosclerose) Pressão alta (hipertensão) Histórico familiar (fatores genéticos)
Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a romper ou já rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.
Quando um aneurisma da aorta abdominal se rompe, trata-se de uma emergência médica. A dissecção aórtica ocorre quando a parte mais profunda da artéria se abre e o sangue vaza por meio da parede da artéria. Isso geralmente ocorre na aorta dentro do tórax.
Quando necessário, deve-se indicar a correção do aneurisma com implante de uma endoprótese. A Correção de Aneurisma de Aorta com Implante de Endoprótese por Método Menos Invasivo é indicada para pacientes que apresentam alto risco para a realização do procedimento pelo método tradicional, que é a cirurgia.
A maneira mais simples de se estancar uma hemorragia é com uma leve compressão na zona sangrante. Quando ocorre uma hemorragia muito volumosa, a utilização de um lenço (bem um limpo) ou de um guardanapo (também bastante limpo), pode permitir uma compressão uniforme, não exagerada, que interrompa o fluxo do sangramento.