adjetivo Que faz referência às vísceras, às entranhas, aos órgãos internos de um indivíduo; visceroso: dor visceral. [Figurado] Que está enraizado; de teor extremamente particular e profundo: sua esposa tem uma aversão visceral ao tabaco. Etimologia (origem da palavra visceral).
O visceral aparece associado a uma reação emocional bastante intensa, que brota do mais profundo do interior da pessoa (daí esta denominação). Trata-se de algo que o sujeito praticamente não consegue evitar, já que está encarnado dentro de si e que escapa à razão ou à lógica.
De maneira basilar: 1 essencialmente, principalmente, sobretudo, basicamente, fundamentalmente, inerentemente, substancialmente intimamente, consubstancialmente, intimamente, umbilicalmente, proximamente, estreitamente, intrinsecamente, entranhadamente. De modo íntimo: 2 profundamente.
Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Aδ e C (ROCHA et al., 2007). A velocidade de condução dessas fibras é de 14 a 17 ms-1nas fibras Aδ, enquanto que na fibra C é de 1,4 a 1,5 ms-1.
Dor Visceral É do tipo contínua e difusa, com localização profunda e imprecisa devido, em grande parte, à pouca quantidade de fibras aferentes viscerais.
As principais características associadas à dor visceral incluem localização difusa, associação incoerente com a patologia e sensações reflexas. Fortes respostas autonómicas e emocionais podem ser desencadeadas com sensações mínimas.
A dor no hipocôndrio esquerdo ocorre por afecções do baço, flexura esplênica do cólon, lesão do hemitórax esquerdo, cauda do pâncreas, doenças neurológicas e musculoesqueléticas.
Geralmente ela se manifesta como uma pontada dolorosa bem abaixo das costelas. As principais causas da dor na lateral do abdômen relacionada ao exercício são a respiração pela boca e a má oxigenação do sangue. Outras causas incluem: NÃO PARE AGORA...
Flanco esquerdo ou Lateral esquerda é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se à esquerda da região umbilical, próximo à cintura. O principal órgão que se encontra sob esta região é o Rim esquerdo.
No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.
São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso).
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.
Principais sintomas
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
Angina pectoris A angina pectoris, ou angina de peito, é uma condição que acontece quando existe uma diminuição do fluxo de sangue que chega no músculo do coração, levando ao surgimento de dor no peito do lado esquerdo que pode durar entre 5 a 10 minutos e irradiar para o braço ou pescoço.