Deficiência visual é uma categoria que abrange pessoas cegas e com visão reduzida. Na definição pedagógica, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em braile; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com auxílio de potentes recursos ópticos.
O olho de um cego é a bengala; Os olhos de um cego são os olhos de um ser humano ou de um cão guia; ... O tato é desenvolvido e um cego reconhece formatos, objeto e tudo mais que possa ser tateado. Através do Braille (sistema de leitura e escrita para deficientes visuais), o cego pode ler qualquer informação ou conteúdo.
Se você fechar os seus dois olhos, você verá tudo preto, mas se você fechar só o seu olho esquerdo, você não verá nada no lugar que corresponde ao seu olho esquerdo. É assim que cegos de nascença "vêem". O que você vê? ”Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas cegas está farta e cansada de responder.
Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
A maioria dos leitores cegos lê, de início, com a ponta do dedo indicador de uma das mãos esquerda ou direita. Um número determinado de pessoas, entretanto, que não são ambidestras em outras áreas, podem ler o Braile com as duas mãos. Algumas pessoas, ainda, utilizam o dedo médio ou anular, ao invés do indicador.