Bom basicamente semiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve.
Um índice aponta alguma coisa com o qual esta ligada por semelhança ou proximidade no lugar de representá-la. Ossos e patinhas são objetos familiares que podem representar o próprio cão. Os símbolos são abstratos. O símbolo se refere ao objeto denotado por associação de ideias produzidas por uma convenção.
Em suma, para Peirce, o conhecimento humano pode ser representado por uma tríade: signo, objeto, interpretante; em que são estabelecidos três níveis de relações fundamentais a) significação ou primeiridade – onde o signo se relaciona consigo mesmo, no seu modo de ser, ou seja, na maneira como aparece; b) objetivação ou ...
«De acordo com Peirce, signo é algo que substitui algo, para alguém, em certa medida e para certos efeitos; define-se como “qualquer coisa que conduz alguma outra coisa (seu interpretante) a referir-se a um objeto ao qual ela mesma se refere (seu objeto), de modo idêntico, transformando-se o interpretante, por sua vez, ...
Segundo a definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é um «signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objecto que representa (como uma fotografia, uma estátua ou um desenho figurativo)».
A- Icônica: escrever é a mesma coisa que desenhar – as formas do grafismodevem reproduzir as formas dos objetos. B- Não-icônica: escrever é reproduzir os traços típicos da escrita, identificadospela criança como a forma básica da escrita.