Fístula gastrointestinal ou digestiva é a comunicação aberrante entre o tubo digestivo e qualquer víscera oca ou cavidade abdominal (fístula interna) ou, com a superfície cutânea (fístula externa).
Fístula é quando ocorre um “vazamento” do conteúdo do estômago ou intestinal para dentro da cavidade abdominal. De todas as complicações que existem relacionadas à cirurgia , esta é a mais temida pelos cirurgiões.
O manejo das fístulas gastro-intestinais continua a ser um desafio. A maioria fecha com o tratamento conservador, constituído basicamente de drenagem completa das secreções, suporte nutricional, inibidores da secreção digestiva e, se necessário, controle do processo infeccioso.
Caso a cirurgia seja apenas a fissurectomia propriamente dita, sem esfincterotomia, a cicatrização completa da fissura , caso ocorra, leva em média 50 dias. Há dor, normalmente menor do que na hemorroidectomia.
Para uma fístula simples deve ser de um a três dias. para uma mais complexa pode ser uma semana ou mais.
Como é feito o tratamento
Assim, o fluxo de sangue é reduzido e os sintomas desaparecem. O paciente pode sair na manhã seguinte ou até no mesmo dia, retomando suas atividades. E não há necessidade de usar aquela almofada especial associada à hemorroida. A THD eleva em R$ 1.
Entre os tratamentos cirúrgicos mais eficazes está a técnica de Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD). Guiada por Doppler, é também conhecida por Cirurgia Minimamente Invasiva das Hemorroidas.
Duração do procedimento? Em torno de 30 minutos de ato operatório.
Depende da intensidade . Varia de 5 a 30 dias . Normalmente dentro de 1 semana, podendo variar para mais ou menos. A melhora é progressiva, e existem medidas para aliviar os sintomas.
Daflon® 500mg 6 comprimidos ao dia durante os quatro primeiros dias e, em seguida, 4 comprimidos ao dia durante três dias. E após, 2 comprimidos ao dia por pelo menos 3 meses ou de acordo com a prescrição médica.
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras indicados para quem tem hemorroida são: