Estação Elevatória de Água é caracterizada com um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados com um poço de sucção ou um reservatório que garanta um volume contínuo da sucção das bombas, podendo ser enterrado ou apoiado.
A estação elevatória consiste no local onde é feito o recalque ou bombeamento da água. A casa de bombas é o abrigo da bomba, motor, registros, tubos e acessórios.
Adutora de Água Tratada: canal, galeria ou encanamento destinado a conduzir a água da estação de tratamento aos reservatórios de distribuição, depois de receber tratamento. Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a retirada de água do manancial.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
O sistema de abastecimento de água (SAA) é um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento e distribuição de água potável para atender uma determinada população, beneficiando os indivíduos que a compõem.
3 tipos de sistemas de produção
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessária à nossa saúde.
Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico. ... A temperatura é um indicador importante, visto que interfere nas propriedades da água, como oxigênio dissolvido, densidade e viscosidade.