Para fazer muda de pequi, deve-se mergulhar o fruto na água e deixá-lo de molho por quatro dias. Fica mais fácil para tirar a polpa com jato de água e obter a semente, que vai precisar de dois dias para secar completamente. O passo seguinte é aplicar um tratamento para acelerar a germinação da semente.
As mudas de pequi devem ser produzidas em sacos de polietileno colocando-se de três a quatro sementes por saco, enterradas a profundidade de dois cm. A percentagem de germinação alcança 60% e o período de germinação é de 60 a 300 dias. O plantio das mudas no campo pode ser feito com espaçamento de 8 x 8 metros.
As mudas devem ser plantadas no campo no início da época chuvosa em covas de 60 x 60 x 60 cm, quando abertas manual- mente ou de 45 cm de diâmetro por 75 cm de profundidade quando feitas mecanicamen- te. O espaçamento para o plantio deve ser entre 5 x 5 me 7 x 7 m.
Mangaba, mangabeira (Hancornia speciosa)
Lave as mangabas e fure-as com um garfo para tirar o leite da fruta. Coloque-as de molho em uma vasilha com água, durante pelo menos quatro horas.
Mangaba ajuda a regular a pressão arterial. Mangaba é um fruto pequeno, redondo e amarelo-avermelhado, que tem propriedades benéficas para a saúde como efeito anti-inflamatório e de redução da pressão, auxiliando no tratamento de doenças como hipertensão, ansiedade e estresse.
Todos aqueles que precisam fortalecer seu sistema imunológico, fortalecer seu corpo, combater ou prevenir doenças, reduzir o colesterol ruim, até mesmo regenerar sua pele, podem ser beneficiados pelo leite de jumenta.
Segundo a cultura popular do sertanejo, a Mucuíba tem propriedades anti-inflamatórias. “Ajuda no tratamento da gastrite, câncer, inflamação e até dor de dente”, acredita Agda Nascimento. ... Um copo do liquido pela manhã serve para aliviar dores renais, má digestão e inflamação”, revela Agda Nascimento.
As folhas e a casca da mangabeira são utilizadas em infusões na medicina popular para gripes, doenças epiteliais, úlceras, problemas de rins, cólicas menstruais e câimbras; e as raízes para tratar luxações e hipertensão.
Trata-se de uma plantada família das Lythraceaee, é uma espécie da flora do Cerrado, usada na medicina popular como anti-úlcera, antifúngica, antibactericida, anti-inflamatória, febrífuga, para emagrecimento e no tratamento de peneumonia, dores de estômago e coceiras.
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. ... Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Da casca do jatobá se faz uso medicinal pelas populações das regiões onde esta árvore é nativa pois, a mesma tem ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, antiinflamatoria, antioxidante, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, estomáquica, expectorante, fortificante, ...
Como utilizar o jatobá
Seu fruto fica maduro entre os meses de julho a setembro, possui casca dura e em média duas sementes por fruto. No interior, a polpa é um pó verde amarelado com forte odor, que é comestível.