As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em: Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno. Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.
Mononucleares: Cadeias carbônicas que possuem apenas um anel benzênico. Polinucleares: Cadeias carbônicas que possuem mais de um anel benzênico. Que podem se subdividir em : Núcleos Isolados: Os anéis aromáticos na cadeia carbônica estão separados distintamente.
Segundo o fechamento da cadeia Essas cadeias são subdivididas em duas classes: Cadeias aromáticas – quando são formadas por pelo menos um anel benzênico. De acordo com o número de anéis benzênicos que apresentam, essas cadeias se subdividem em: Cadeias aromáticas mononucleares– formadas por um único anel benzênico.
A classificação dos átomos
É válido lembrar que, não importa o elemento, as mesmas partículas subatômicas compõem o átomo. O que varia é o número de tais partículas em cada elemento. Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo.