adjetivo, substantivo masculino Que ou o que produz propulsão; que impele para a frente. Propulsor a jato, motor que se movimenta com gás comprimido. Propulsor em tubo, propulsor que gira no interior de um dispositivo de forma cilíndrica chamado duto ou tubo.
A propulsão de foguete funciona pelo princípio de ação e reação. O foguete age no propelente jogando ele numa direção e o propelente reage empurrando o foguete na direção oposta. ... Os foguetes e naves espaciais levam estoque tanto de combustível como de oxigênio por isto seus motores funcionam no vácuo.
Finalmente cabe notar que em uma viagem espacial a fase em que a nave necessita dos seus motores para a propulsionar é transitória, lhe conferindo a velocidade (e a energia cinética) necessária para que aconteça o movimento “por inércia” subsequente.
A altura do conjunto é de 56,14 m, o ônibus espacial tem 37,23 m de comprimento, envergadura de 23,79 m. A órbita de operação ocorre entre 185 e 643 km e a velocidade máxima do ônibus espacial é de 28.
Desses, 6 conseguiram sair da atmosfera da Terra.
Quilo do material custa R$ 35, combustível comum custa R$ 1 mil. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos desenvolveram um novo tipo de combustível que pode ser utilizado para a propulsão de motores de foguetes e satélites.
Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.
Um foguete é constituído por uma estrutura, um motor de propulsão por reação e uma carga útil. A estrutura serve para albergar os tanques de combustível e oxidante (comburente) e a carga útil.
A viagem duraria, assim, 8 minutos, no total. Cabo Canaveral, 27 — O foguete mais poderoso construido até agora nos EUA —e provavelmente no mundo— será possivelmente lançado hoje ao espaço.
Durante a reentrada, correntes de ar são comprimidas a altas pressões e temperaturas pelas ondas de choque, esse ar é carregado pela onda até o final da nave, onde ocorre a rápida despressurização, e consequentemente, o congelamento.
Cabo Canaveral foi escolhido como local para o lançamento de foguetes a fim de se situar mais próximo possível do equador e, desta forma, conseguir lançar um foguete com a menor energia possível, aproveitando ao movimento de rotação da Terra.