Resolver mistérios, identificar suspeitos, estar em cenas de crimes e outras atividades relacionadas é o que vem ao imaginário comum quando se fala do trabalho de um perito criminal ou agente forense.
Nesse contexto, surge a figura do assistente técnico em perícias. O profissional é quem pode acompanhar a veracidade da avaliação pericial e, em favor da parte, formular quesitos ou hipóteses que possam atestar a segurança e a eficácia do laudo desenvolvido pelo perito no processo.
O que estudar para ITEP-RN - Para o cargo de Agente de Necrópsia e Agente Técnico Forense?
R$ 3.
Um perito é uma pessoa que tem uma especialidade em determinado assunto, se tornando referência na área. Sendo assim, um perito grafotécnico é um especialista em grafia. Ou seja, em letras e maneiras de escrever. Dessa maneira, será uma pessoa especializada em caligrafia e em todos os elementos que envolvem a escrita.
No cargo de Perito Criminal se inicia ganhando R$ 6.
A Perícia Grafotécnica é feita por confrontação; de um lado temos a Peça Questionada (ou Peça de Exame), que é o documento a ser periciado e de outro precisamos de documentos com assinatura autêntica da pessoa em que estamos querendo saber se é o autor ou não do lançamento caligráfico (nesta Peça Questionada).
A perícia grafotécnica é responsável por realizar análise científica da letra de um indivíduo a fim de apontar se possíveis documentos realmente foram escritos por ele. ... O exame grafotécnico é capaz de identificar qualquer Fraude em documentos manuscritos.
Há sim a possibilidade legal de dispensa da prova pericial pelo juiz; é o que diz o art. 472 do CPC/15, que traz essa possibilidade desde que as partes apresentem sobre a questão de fato controvertida pareceres técnicos ou documentos elucidativos que o juiz entender como suficientes.