Ponteiros ou apontadores, são variáveis que armazenam o endereço de memória de outras variáveis. Dizemos que um ponteiro “aponta” para uma varíável quando contém o endereço da mesma. Os ponteiros podem apontar para qualquer tipo de variável.
Use o ponteiro menor para ler as horas. A maioria dos relógios tem dois ponteiros; o pequeno mostra as horas. Por exemplo: se o ponteiro menor apontar para o 1, é porque é 1h (da manhã ou da tarde — continue lendo para descobrir mais).
Na passagem por valor, é passada uma cópia do valor da variável. Na passagem por referência, é passada uma referência à própria variável. ... O que é copiada é a referência ao objeto (ou o "endereço" do objeto).
Chamada por valor Em C, quando uma função é invocada, todos os argumentos são passados à função por valor (e não por referência ). Assim, a função recebe os valores dos argumentos e não seus endereços. (Podemos dizer informalmente que a função recebe cópias de variáveis e não as variáveis propriamente ditas.)
Quando um vetor é passado como parâmetro, o que é passado na verdade é o endereço ou localização do primeiro elemento do vetor. Desta forma, é possível que se tenha acesso a todos os elementos do vetor dentro da função, pois os elementos são contíguos na memória. O mesmo não ocorre com parâmetros dos tipos elementares.
Quando não se escreve o protótipo de uma função ... É preciso definir a função antes do programa principal. A definição da função deverá ser escrita, obrigatoriamente, após o programa principal. A chamada da função não poderá ser feita em qualquer hipótese.