O título faz alusão a terra do autor, da saudade que ele tem por não estar mais lá. Exílio significa que a pessoa está fora de sua terra natal, por escolha própria ou por determinação da lei. No caso o autor, Gonçalves Dias, fala das belezas da sua terra em forma de poesia rítmica, daí o termo canção.
Verificado por especialistas O poeta estava na cidade de Coimbra, em Portugal, e sentia saudade de sua terra natal. No poema Canção do Exílio, Gonçalves Dias utilizou a repetição para destacar os advérbios usados em seu poema, como "lá" e "cá", além da posição em que os próprios advérbios se encontram.
Gonçalves Dias
A canção do exílio é um poema composto por cinco estrofes, das quais três são quartetos (quatro versos) e dois são sextetos (seis versos) . A obra foi escrita por Gonçalves Dias no ano de 1843 , quando ele ainda estava na Universidade de Coimbra (Portugal), cursando direito.
Sabemos que o poema trata sobre o exílio vivido pelo renomado poeta Gonçalves Dias. Enquanto exilado, esse poeta sentia muita saudade de sua terra natal, por isso não poupou elogios a ela. ... Na Canção do Exílio, "aqui" remete ao lugar do exílio, enquanto "lá" seria a terra natal do poeta, no caso, o "eu lírico".
Ao descrever o Brasil, o autor ressalta os elementos naturais do país, como podemos ver, ele cita várias coisas, da própria natureza mesmo. Os exemplos dessas coisas são : palmeiras, sabiá, estrelas, flores, bosques, além de repetir essas palavras muitas vezes.
O poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias recebeu este nome pois nele o autor retrata a falta que lhe faz a terra amada, descrevendo como as características do local onde está (exilado) não se comparam com as de seu país, que na sua visão é muito mais belo.
Sua obra abrange o nacionalismo de duas formas: na exaltação da pátria e na figura do índio. Na obra de Gonçalves Dias o índio é valente e digno de honra e os colonizadores são figurados como destruidores. Ainda em sua temática podemos notar outros temas do Romantismo, como o amor, a saudade, a melancolia.
3 de novembro de 1864
Resposta: Gonçalves Dias foi um jornalista, advogado e poeta brasileiro. É considerado um dos principais representantes do romantismo do século XIX. Fez parte da Primeira Geração do Romantismo, também conhecida como geração indianista ou nacionalista.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Filho de um comerciante português e uma mestiça viveu em um meio social conturbado. Durante os anos da infância, ajudou seu pai no comércio, ao mesmo tempo, que recebeu educação de um professor particular.
Caxias, Maranhão, Brasil
Romantismo brasileiro, na primeira fase foi marcado pela exaltação a elementos da natureza e a liberdade. Outros aspectos da primeira geração são os escritos relacionados ao indianismo, presentes nas obras de diversos autores.