A liderança sênior do Exército dos Estados Unidos consiste de dois civis - o Secretário do Exército e o Subsecretário do Exército -e dois oficiais militares - o Chefe do Estado Maior do Exército e o Vice Chefe do Estado Maior do Exército.
Um funcionário sênior é aquele com mais tempo de casa e que conhece: os processos da empresa; a sua área de atuação; as engrenagens que movimentam toda a sua organização.
“Aquele que está treinando” é o que descreve os programas de Trainees, ou seja, são programas direcionados aos jovens que estão em fase final da faculdade ou até recém-formados. ... Muitas empresas possuem o programa de Trainee e, algumas, preferem para a contratação do JUNIOR.
Pleno: maturidade profissional, executa tarefas mais complexas e tem um poder de decisão limitado, já que a palavra final é do seu superior. Sênior: lidera projetos e equipes, além de ter autonomia para tomar decisões. É um profissional mais experiente e muitas vezes com pós-graduação e MBA.
Os termos são definidos levando em consideração fatores, como: formação e experiência. Por isso, geralmente os profissionais recém-formados são contratados como Júnior. Nas empresas em que há um plano de carreira, esses jovens entram como trainee e, depois de cerca de 2 anos, podem vir a ocupar um cargo júnior.
O nível júnior é o que costuma causar menor dúvidas. Normalmente esse profissional é recém-formado ou tem poucos anos de experiência de mercado. Como afirma Fátima, a indecisão, muitas vezes, aparece entre as denominações de pleno e sênior.
O programa de trainee (aprendiz) tem foco bem diferente do estagiário. Enquanto o estagiário tem a finalidade de aprender para entrar no mercado de trabalho, o programa de trainee tem o objetivo de preparar o jovem recém formado para assumir, na maioria dos casos, cargos de liderança.
O programa Jovem Aprendiz é baseado na Lei que visa capacitar jovens estudantes entre 14 e 24 anos. Esse tipo de contrato tem duração máxima de dois anos e atua dentro das regras previstas pela CLT, com retenção de FGTS de 2% sobre o valor de salário.
A Lei afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.