O contato oclusal expressa os contatos que ocorrem entre as superfícies oclusais dos dentes antagonistas ao final do movimento de fechamento da mandíbula. ... ( ) Contato oclusal cêntrico – dá instabilidade à mandíbula no fechamento em Oclusão em Relação Cêntrica (ORC).
A Curva de Spee deve manter harmonia com os movimentos funcionais da oclusão em protrusiva e em látero-protusão. O tratamento ortodôntico pode ser finalizado estando a Curva de Spee relativamente plana.
A inclinação do plano oclusal interfere na dinâmica dos movimentos mandibulares em combinação com a inclinação das guias da cabeça da mandíbula e incisal, que são os determinantes da funcionalidade da dentição durante os movimentos bordejantes14.
Tipos de desoclusões Guia Incisiva Só os incisivos se tocam durante todo o percurso de desoclusão. Os caninos e os posteriores não devem se tocar. ... Desoclusão em Função de Grupo Total Além do canino, se tocam os pré-molares e molares.
Protrusão - é o movimento que a mandíbula faz no sentido póstero-anterior; Retrusão - é o retorno da mandíbula em sentido oposto. Nesse movimento tem-se a guia incisiva que é quando os dentes inferiores anteriores deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores, desocluindo os posteriores.
Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...
Os movimentos bordejantes de abertura posterior no plano sagital ocorrem como um movimento de dobradiça em dois estágios. ... A posição superior condilar máxima da qual um movimento de rotação pode ocorrer é chamada de posição de relação cêntrica.
Para o côndilo, definimos como movimento de Bennett, ou seja, o que ocorre no côndilo do lado para o qual a mandíbula se desloca (Figura 17b). Nos dentes, o lado contrário ao lado de trabalho é o lado de balanceio e no côndilo de balanceio o que se forma é o ângulo de Bennett (que é observado no plano horizontal).
Protrusão e retrusão da mandíbula ocorrem da seguinte maneira: Estruturas anatômicas: A mandíbula se movimenta em relação ao crânio visceral (fusão dos ossos do crânio formando a face). Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital e paralelo ao plano transverso.
O movimento seguinte é a translação da mandíbula para trás, enquanto se mantêm os dentes em leve contato. Quando os incisivos inferiores encontram os superiores, a mandíbula deve abaixar um pouco para permitir que os dentes se cruzem. Daí a mandíbula se desloca até chegar à oclusão central (Fig. 7).
A articulação da mandíbula no osso temporal (ATM) é das que mais trabalha. Basta falar ou mastigar, para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens que a constituem entrem em atividade.
Disco articular Ele é formado por uma estrutura fibrocartilaginosa e é bicôncava. Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
Exerce a função de prolongar a fossa mandibular nos movimentos anteriores do côndilo da mandíbula, estabelecendo concordância entre as superfícies articulares e funciona também como amortecedor de forças (BURIGO, 2004). ... O disco está relacionado com a cápsula articular em toda a sua margem.