A classe gramatical dos advérbios, na Língua Portuguesa, está diretamente relacionada aos Verbos. Os advérbios podem estar relacionados, também, a um adjetivo ou a outro advérbio.
Os principais advérbios dessa categoria em português são: aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à esquerda, à direita, de cima, onde, acima e defronte.
Nesse vídeo, o professor Noslen explica o que são os advérbios e, por meio de exemplos e de uma explicação detalhada sobre o tema, torna acessível e didático esse conteúdo tão complexo. Ele apresenta cada uma das circunstâncias trabalhadas no texto e as exemplifica. Atenção! No vídeo, ele também comenta sobre locução adverbial.
Os advérbios são palavras invariáveis, não sendo flexionadas em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular). Apesar disso, alguns advérbios podem ser flexionados em grau (comparativo e superlativo), similares aos graus dos adjetivos.
Por conta disso, pode ser usado em diferentes circunstâncias, como exemplo para se referir a tempo, lugar, modo, intensidade, condição e etc. É comum que um advérbio venha precedido por vírgula em uma frase. Isso porque, são palavras que expressam destaque quando utilizadas.
Nota: É comum a utilização de formas diminutivas em alguns advérbios, como pertinho, longinho, pouquinho, cedinho,… Esta forma diminutiva do advérbio transmite a noção de muito perto, muito longe, muito pouco, muito cedo,…
Eles podem modificar uma diversidade de classes de palavras. Assim, exercem a função de posição ou modo como o falante vê determinada situação. Além disso, são palavras que se flexionam nos grais comparativos e superlativos, além de se dividirem em sete tipos diferentes.
Em síntese, os advérbios não sofrem variação linguística em relação à número (singular e plural) e nem em relação à gênero (feminino e masculino). Entretanto, quando se trata dos grais comparativos e superlativos, os advérbios sofrem algumas mudanças.
Os advérbios interrogativos são utilizados para introduzir uma pergunta, buscando obter informações sobre tempo, lugar, modo ou causa de um evento: quando, onde, aonde, como e por que, quem, que, qual, quantos.
Os tipos de advérbios são definidos segundo a circunstância que expõem. Essas circunstâncias podem ser de lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação, negação e interrogação.
Na língua portuguesa existem diversos termos que expressam características e funções diferentes. Dentre eles estão os advérbios, classificados como sendo um modificador das palavras. Assim, possui a função de modificar tanto um verbo, um adjetivo e, até mesmo, outro advérbio.
assim, bem, debalde, depressa, devagar, mal, melhor, pior e quase todos os terminados em -mente: fielmente, levemente, etc. Veja dois exemplos práticos de uso dos advérbios de modo:
Aqui, o advérbio vai modificar as relações quando a frase se referir à igualdade, inferioridade ou superioridade. Este último pode, ainda, ser dividido em análise e sintético. Assim, observe os exemplos:
O que achou da matéria? Se gosta de dicas de português, já corre pra conferir o que é Morfologia e qual a diferença entre Trás e Traz.
Os advérbios também são chamados de modificadores. Esta denominação é usada porque os advérbios, ao conferirem uma circunstância, modificam o sentido original das palavras a que se referem.
Alguns advérbios podem ainda ser classificados em advérbios interrogativos, sendo utilizados nas interrogações diretas e indiretas e indicando circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa.
abaixo, acima, adiante, aí, além, ali, aquém, aqui, atrás, através, cá, defronte, dentro, detrás, fora, junto, lá, longe, onde, perto, etc. Veja dois exemplos práticos de uso dos advérbios de lugar:
Recebe o nome de advérbio relativo aquelas palavras que apresentam o termo onde. Isso porque, o termo vem acompanhado de um verbo e, por isso, se torna um adjunto adverbial, ou seja, o lugar em que, no qual.
(NCE-UFRJ) Em todos os advérbios terminados em “–mente”, a seguir transcritos, vê-se claramente a sua formação a partir da forma feminina do adjetivo, exceto em:
Usamos really para dar o sentido de “realmente”, “de verdade”, “mesmo”,ou até mesmo “muito”, e sempre antes de verbos ou de adjetivos. Confira os exemplos: I really like Mike. – Eu realmente gosto do Mike.
Os adverbs que terminam em -ly são normalmente oriundos de adjetivos e são classificados como adverbs of manner (advérbios de modo). Veja alguns exemplos: Quick (rápido) = quickly (rapidamente) Slow (devagar) = slowly (vagarosamente)
The meaning of the suffix "LY" in english -O significado do sufixo "LY" em inglês. ... To make it easier, o sufixo "LY" forma advérbios de modo em inglês, assim como no português temos o sufixo "MENTE" que, quando adicionado ao final do radical de uma palavra, serve para dizer de que modo algo acontece ou é feito.
Conforme comentamos, geralmente, o sufixo –ness tem a função de transformar adjetivos em substantivos abstratos: happiness (felicidade), thankfulness (agradecimento), awareness (ciência), faithfulness (lealdade), closeness (proximidade) e weakness (fraqueza).
ly. Símbolo para ano-luz (da expressão anglófona light year), medida de comprimento.
Talk to you later TTYL - Tradução português-inglês | PONS.
BRB: Sigla para a frase "Be Right Back", que em português quer dizer "Volto logo". BTW: Sigla do inglês "By the Way". É utilizada como forma de expressar "Por falar nisso", "Antes que eu me esqueça", " A propósito", ou algo do gênero.
THX ou TKS (Thanks)
BFF é uma sigla em inglês para “Best friends forever”, algo que em tradução para o português soa como “melhores amigos para sempre”.
“Meh” (pronuncia-se “mé”), como foi magistralmente sintetizado pela “The New York Times Magazine”, que publica uma lista semanal sobre o assunto, é uma coisa que não é “nem quente nem não quente” (no original em inglês, “not hot, not not”).
Significado de meh: É uma expressão usada para demonstrar desinteresse ou desprezo.
Meh é uma interjeção usada como expressão de indiferença ou tédio. Pode também significar "seja como for". Muitas vezes é considerado um ombro verbal de ombros. O uso do termo "meh" mostra que o falante é apático, desinteressado ou indiferente à questão ou ao assunto em questão.