Então: Segundo passo: Calcular a razão : A razão de uma PG é calculada dividindo um termo pelo seu antecessor. ... Resp.: A soma dos infinitos termos da série geométrica, ou seja da Progressão Geométrica, onde , é 2.
A soma dos termos de uma PG é calculada pela formula Sn = {a1[(q^n) - 1]}/q - 1. Substituindo os termos temos: S10 = {3[(2^10) - 1]}/2 - 1 --> 3(1024-1) --> 3×1023 --> 3069. A soma dos 10 primeiros termos é 3069.
Podemos classificar uma PG também como convergente quando os termos tendem a zero ou divergente quando os termos tendem a +∞ ou -∞. Exemplos: (4, 2, 1, ½, ¼, 1/8, …) é uma PG convergente, pois tende a zero.
Uma seqüência é uma lista ordenada de números. Uma série é uma soma infinita dos termos de uma seqüência. As somas parciais de uma série também formam uma seqüência que pode convergir ou divergir. ... Se essa soma for um número finito, a série converge, se a soma for ±∞ ela é divergente.
Em matemática, uma série é o somatório dos termos de uma sequência de números. é a soma dos primeiros termos da sequência, isto é, Qualquer série que não é convergente é chamada de divergente.
Insurgente
Último filme da série Divergente não será exibido nos cinemas e vai lançar série derivada. Lionsgate anunciou que A Série Divergente: Ascendente vai estrear como telefilme, mas pretende produzir uma série no mesmo universo. A última parte do último filme da Série Divergente não vai chegar aos cinemas.