CID 10 M25. 5 Dor articular – Doenças CID-10.
M255 - Dor articular - HiDoctor CID-10. Definição: Dor na articulação.
Dor nas costas (ou "Dorsalgia") é a dor sentida nas costas. Pode provir dos músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas ligadas à coluna vertebral. A dor pode ser constante ou intermitente, localizada ou difusa.
A artrite é a principal causa de dor nas juntas e pode acontecer devido ao excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos com a articulação acometida e deformidade.
Algumas medidas simples podem ajudar a evitar ou melhorar as dores nas articulações e incluem:
É fácil reconhecer a dor nas articulações: um de seus sintomas é que mais de uma articulação é atingida e pode vir acompanhada da dificuldade de realizar movimentos musculares. Os quadros mais graves envolvem dor difusa, inflamações, sensação de queimação, dureza e rigidez. Eles são agravados com o movimento.
Os medicamentos mais comuns para aliviar as dores nas articulações são:
Confira quais são essas doenças, como preveni-las e tratá-las:
CAUSAS. A artrite séptica pode ser causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. A infecção bacteriana por Staphylococcus aureus (staph) é a causa mais comum. O staph geralmente vive na pele saudável.
É uma inflamação da bursa, que é um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur, chamado de trocânter maior.
A principal causa da sinovite transitória é migração de vírus ou bactérias, através da circulação sanguínea para a articulação. Assim, é comum que os sintomas se manifestem após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou infecção no ouvido.
O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota.
O tratamento para a sinovite inclui repouso, gelo, imobilização e medicamentos orais não-esteróides ou anti-inflamatórios esteróides (corticoides), podendo incluir até mesmo injeções sistêmicas ou locais de esteróides na articulação.
A mera distensão líquida da bainha, sem espessamento parietal ou modificação tendínea associada, é descrita como manifestação de sinovite. No decorrer deste artigo, o termo tenossinovite será empregado de forma liberal, para descrever a síndrome clínica, e não o diagnóstico anatomopatológico.
A sinovite vilonodular pigmentada é uma rara condição proliferativa da membrana sinovial. Apesar de a doença poder estar presente em qualquer articulação, o joelho é o local mais frequentemente afetado. Ainda que doença benigna, geralmente tem comportamento agressivo, pode ter extensão extra-articular em alguns casos.
Quais são as causas da sinovite no joelho (água no joelho)? A sinovite acontece em decorrência de qualquer problema que provoque a irritação da membrana sinovial. As principais causas para esta irritação são: Doenças autoimunes: artrite reumatóide, gota, lúpus, psoríase e condromatose sinovial; Desgaste articular.
Tratamentos para sinovite Para complementar o tratamento da sinovite deve-se fazer sessões de fisioterapia, tomar medicamentos anti-inflamatórios e usar pomadas anti-inflamatórias. Nos casos mais graves, pode-se recorrer a uma cirurgia chamada artroscopia, para a retirada de parte do tecido sinovial.
Um bom tratamento caseiro para tirar água do joelho consiste em colocar uma bolsa de água fria sobre a articulação inchada e dolorida, de 3 a 4 vezes por dia. Para isso basta comprar uma bolsa de gel na farmácia ou drogaria e deixar no congelador por algumas horas.
Após sofrer uma pancada ou uma lesão no joelho ocorre um acúmulo de líquido no joelho. Esse líquido é conhecido popularmente como “água no joelho”, sendo denominado de líquido sinovial, que é produzido pela membrana sinovial, responsável por revestir internamente as articulações e lubrificar a articulação.