Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. Observe os exemplos a seguir.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
GÊNERO NOBRE do Jornalismo Literário [1], o perfil é um tipo de texto biográfico sobre uma – uma única – pessoa viva, famosa ou não. Texto biográfico não significa exatamente biografia, que é outro gênero. Nem tudo o que é biográfico é biografia, aliás.
Sistema de relações que se estabelece entre os elementos de um texto, de forma a que cada elemento deve a sua significação à solidariedade ou ao vínculo que funda com os restantes.
A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
A análise literária é o ato de decompor um texto no intuito de observar cada componente que o constitui. Ou seja, de estudar os aspectos integrantes de uma narrativa. Desse modo, você conseguirá compreender, interpretar e assimilar os sentimentos e valores de uma obra.
Em literatura, a crítica literária é análise avaliativa das produções artísticas. ... A partir do estudo das características de cada texto, o crítico literário é o responsável por apontar os acertos e as falhas de determinada produção em termos estéticos, linguísticos e retóricos.
A seguir, confira as dicas para realizar uma leitura aprofundada e rápida de um livro:
Como escrever uma crítica literária?
Considerar aspectos da oralidade, tais como acentuação, ritmo e entonação. Considerar a leitura literal, aquela que não altera nenhuma palavra ou expressão. Selecionar chave de leitura para apreciação. Disponibilizar espaço para as crianças falarem sobre suas impressões pessoais.
Se você precisa descrever a aparência de um personagem que o seu protagonista já conhece de maneira mais detalhada, o ideal é colocá-lo em uma situação onde a aparência está em evidência. Um evento, uma pergunta — “como estou?”, “você me acha bonita?” —, um comentário, enfim, algo do tipo.