São chamados de hidrolisáveis, uma vez que suas ligações ésteres são passíveis de sofrerem hidrólise por ácidos ou enzimas. Em solução desenvolvem coloração azul com cloreto férrico, assim como o ácido gálico. Os taninos condensados incluem todos os outros taninos verdadeiros.
Por ser um elemento antioxidante, o tanino faz um grande bem à saúde. Isso porque ele reforça as paredes arteriais, prevenindo o entupimento das veias, além de reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.
Os taninos não estão presentes só nas uvas, mas em diversas outras plantas, frutas e sementes....Além do vinho e do chá, outros alimentos ricos em taninos são:
Uvas com mais taninos:
Significado de Tânico adjetivo [Química] 1 Que contém tanino. Diz-se de uma substância extraída da casca e dos frutos de diversas plantas; tanino.
Taninos são uma gama de componentes químicos naturais complexos e diversificados, encontrados em muitas plantas, incluindo as parreiras. Em se tratando das uvas, os taninos estão presentes no engaço (caule dos cachos), bem como nas cascas e nas sementes dos frutos.
Os taninos nos chás Os níveis de tanino variam nos diferentes tipos de chá. Os quatro principais tipos de chá são branco, preto, verde e oolong, todos feitos das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis.
O vinho suave fino é elaborado com as uvas Vitis viniferas, que, ao contrário do que muita gente pensa, não dá origem a apenas vinhos secos. Dessa forma, há vinhos suaves feitos de uvas mais famosas, como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir, a Merlot, a Chardonnay.
Cabernet
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Merlot. A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado.
A principal diferença para o paladar entre as duas categorias de vinho é a doçura. O vinho seco tem, no máximo, quatro gramas de glicose por litro. O suave, por outro lado, pode chegar a ter 25 gramas de glicose por litro. ... Por conta do seu sabor mais adocicado, o vinho suave é mais difícil de combinar com comidas.
O vinho suave é um vinho de qualidade mais baixa, fabricado com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. ... Já o vinho seco é chamado de vinho fino de mesa e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras da espécie vìtis vinífera.
Vinho suave: elaborado com uvas comuns, é um dos vinhos mais doces; Vinho doce: um dos mais sofisticados, é o ideal para acompanhar sobremesas; Vinho branco: com um sabor frutado, esse geralmente é servido gelado; Vinho tinto: um dos mais tradicionais, onde a uva confere muito sabor e cor.
No que diz respeito à doçura do produto, o vinho tranqüilo é chamado de "seco" quando contiver até 5 gramas de açúcar, de "demi-sec" ou "meio seco" quando contiver de 5,1 a 20 gramas, e "suave" quanto o teor superar 20 gramas por litro.
– Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar. Vale ressaltar que o teor de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, serve apenas pra marcar estilos e atender aos paladares que os desejem.
Detalhes no rótulo que ajudam a identificar um bom vinho Conferir o nome da casa produtora, o ano da safra, o nome do vinho, a região ou sub-região que ele foi produzido e a uva, são alguns dos cuidados que você deve ter na hora de escolher um rótulo.
Os vinhos são classificados de acordo com a classe, cor e teor de açúcar. Para identificar a procedência do vinho, ou como dizem os especialistas: o terroir (local onde foi produzido), o consumidor deve observar no rótulo da garrafa o nome da vinícola, data da safra e o nome da uva.
Exemplos: Vinho Verde, de Portugal; Muscadet e Chenin Blanc, do Loire, França; Riesling seco, da Alemanha; Pinot Grigio, Soave e Verdicchio, da Itália; e Moscatel, do Brasil.
Quais são os melhores tipos de vinhos para servir no Natal?
Tipos de tintos e uvas utilizadas. Tintos mais famosos e a produção no Brasil....Destaco aqui aquelas que, talvez, sejam as mais populares entre profissionais e enófilos mundo afora:
Os 10 melhores vinhos brasileiros de 2020
Pinot Noir
Depois da leitura, corra para o supermercado e tim-tim!