EQST

O Que So Receitas E Despesas Operacionais?

O que são receitas e despesas operacionais?

As receitas ou despesas, quando operacionais, são diretamente ligadas às atividades principais da empresa e seu objetivo social. Quando as receitas ou despesas são consideradas não operacionais quando não apresentam relação com a atividade-fim, por exemplo se uma empresa receber uma indenização por um seguro.

O que são receitas não tributáveis?

As exclusões, em parte, são representadas pelas receitas não tributáveis contabilizadas. Excluem-se, também, os valores cuja tributação pode ser diferida, entre outras. è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL: ... 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art.

O que é receita Tributavel?

LUCRO TRIBUTÁVEL. O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física. ... O lucro tributável não corresponde, necessariamente, ao lucro líquido apurado contabilmente.

O que são receitas não operacionais exemplos?

As receitas e despesas ditas “não operacionaissão aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

Como gerar receita?

Boa leitura!

  1. Venda de produtos agregados. Uma ótima forma de gerar receita para um negócio é fazendo a venda de produtos ou até mesmo serviços agregados. ...
  2. Assinaturas mensais ou anuais. ...
  3. Anúncios. ...
  4. Licenciamento. ...
  5. Venda por Uso.

Como descobrir a receita de uma empresa?

A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida. Dessa forma, descobre-se o total arrecadado pela empresa em sua atividade. Mas claramente uma empresa não venderá somente um produto ou não terá apenas um serviço.

O que é uma receita auferida?

Receitas auferidas são receitas obtidas, já integradas ao patrimônio de quem as auferiu. O fato jurídico tributável do PIS e da COFINS não está fundado em disponibilidade de receita como ocorre no imposto sobre a renda.

Quais impostos incidem sobre receita financeira?

Tributação das Receitas Financeiras

  • Lucro Real: a tributação se dá mediante a apuração do resultado fiscal da empresa, pois as receitas financeiras fazem parte deste resultado. ...
  • Lucro Presumido: as receitas financeiras compõem a base de cálculo do IRPJ e da Contribuição Social, em regra nas alíquotas de 15% e 9%, respectivamente.

O que são receitas financeiras PIS e Cofins?

A receita bruta sujeita ao PIS/COFINS compreende as receitas oriundas do exercício de todas as atividades empresariais da pessoa jurídica, e não apenas aquelas decorrentes da venda de mercadorias e da prestação de serviços.

Qual a alíquota de PIS e Cofins para receita financeira?

0,65%

O que é regime cumulativo de PIS e Cofins?

Quando se fala em PIS e COFINS cumulativo, significa que a incidência dos dois tributos ocorrerá sempre que houver uma venda, mesmo que o produto já tenha sido tributado anteriormente.

Onde lançar as receitas financeiras no SPED Pis-cofins?

As receitas financeiras, de modo geral para empresas comerciais, são declaradas no registro F100 – REGISTRO F100: DEMAIS DOCUMENTOS E OPERAÇÕES GERADORAS DE CONTRIBUIÇÃO E CRÉDITOS, mas como receitas auferidas sujeitas a alíquota zero.

Onde lançar o estorno de crédito no SPED Contribuições?

Os contribuintes optantes pelo Regime da Não cumulatividade para PIS e COFINS devem tratar as devoluções de compras para o EFD Contribuições como estorno de créditos, para isto deve ser lançado este saldo como detalhamento nos registros M110 PIS e M510 COFINS.

Como informar no SPED os crédito anteriores de PIS e Cofins?

Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema? Acesse a aba Federal → Sped ContribuiçõesCrédito de PIS e COFINS. Informe qual a Origem desse Crédito e o Tipo, clicando na lupa. Informe o Valor de Crédito e clique em Gravar.

Como informar crédito Extemporaneo no SPED Pis-cofins?

O crédito extemporâneo deverá ser informado, preferencialmente, mediante a retificação da escrituração cujo período se refere o crédito. No entanto, se a retificação não for possível, devido ao prazo previsto na Instrução Normativa RFB nº 1.

Como informar um crédito extemporâneo Na EFD Contribuições?

Como informar um crédito extemporâneo, na EFD Contribuições? O crédito extemporâneo deverá ser informado, preferencialmente, mediante a retificação da escrituração cujo período se refere o crédito.

Como lançar o Perdcomp no SPED Contribuições?

REGISTROS 1100/1500 - Controle de Créditos Fiscais Para aproveitar os créditos acumulados de períodos anteriores deve-se utilizar os campos DESCONTO, RESSARCIMENTO ou PERD/COMP. É necessário clicar em um dos botões (conforme o caso) e informar o ano/mês da apuração e o valor do crédito que se deseja aproveitar no mês.

Como contabilizar créditos extemporâneos de PIS e Cofins?

Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.

Como contabilizar pagamento de PIS e Cofins?

Os débitos decorrentes da venda de mercadorias devem ser contabilizados levando-se a débito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Deduções da Receita Operacional Bruta" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Tributos e Contribuições a Recolher" no Passivo Circulante.

Como contabilizar crédito de PIS e Cofins sobre estoque de abertura?

Em relação ao crédito de PIS e COFINS, admitido sobre o saldo de estoque de abertura ser aproveitado em 12 (doze) parcelas mensais, o valor apurado poderá ser registrado na conta intitulada “PIS/COFINS a recuperar” do ativo circulante, tendo como contrapartida a crédito a conta de estoques do mesmo grupo, posto que no ...

Como contabilizar créditos de PIS e Cofins sobre energia elétrica?

Sobre a despesa com energia elétrica consumida pelo estabelecimento, podem ser descontados créditos de PIS/Pasep e COFINS, com isso as empresas sujeitas ao regime da não cumulatividade, podem apropriar tais créditos e compensá-los com PIS/Pasep e COFINS devido no mês (Lei n° artigo 3°, inciso IX; Lei n° ...