Este é formado por duas ou mais orações, sendo uma a principal e a outra subordinada porque é dependente sintaticamente dela. Já primeiro, é formado apenas por orações independentes e, consequentemente, sem dependência sintática. A oração independente sintaticamente, normalmente, tem sentido e constitui-se em um texto.
Orações subordinadas são aquelas que possuem a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios de uma outra oração. Vamos analisar o seguinte período: ... - A primeira oração possui a informação principal do período e, além disso, não possui uma função sintática em realção a outra .
Orações subordinadas são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu sentido e sendo dependente dela. A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
A) A conjunção utilizada na oração subordinada é "Se".
Uma oração subordinada é aquela que necessita de um complemento para ter um real sentido. Ela precisa completar o sentido da oração principal. Há três tipos de orações subordinadas: as adjetivas, substantivas e adverbiais. ... O trecho "desejo-te uma coisa" é a oração principal que precisa de um complemento.
Orações Subordinadas Substantivas
Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Tipos de conjunções subordinativas
Orações Subordinadas circunstanciais indicam circunstâncias da ação da oração subordinante: Oração Subordinada Circunstancial Temporal – situa no tempo a ação da oração subordinante. Responde às perguntas: “Quando?”, “Desde quando?”, “Até Quando?” Desempenha a função de C.C. de Tempo.
São de dois tipos de conjunções: as conjunções coordenativas e as conjunções subordinativas. Essas conjunções e locuções conjuntivas expressam diversos valores semânticos.