Músculos abdominais da região anterolateral
A parede ântero-lateral do abdômen é composta por 4 músculos principais: o reto abdominal, o oblíquo externo do abdômen, o oblíquo interno do abdômen e o músculo transverso abdominal.
Função. Os músculos abdominais são responsáveis pela tensão da parede anterior do corpo. Em colaboração com a musculatura dorsal eles estabilizam a coluna vertebral e movimentam o tronco.
Músculo liso tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos).
Os treinos abdominais podem parecer apenas uma questão de estética, para obter a chamada “barriga chapada”, mas vai muito além disso. Esses exercícios ajudam a enrijecer a musculatura abdominal, que é responsável por proteger boa parte dos nossos órgãos internos, assim como manter a nossa postura e estabilidade.
Nos músculos da região abdominal (reto e oblíquos), a dor que sentimos durante o exercício é causada pela queda do PH do músculo, que se torna ácido e estimula os receptores dolorosos. Essa queda no PH e, em consequência a dor, são mais percebidos em exercícios com número de repetições mais elevadas, como acima de 15.
Importante: se sentir dor nas costas, pare! Pode ser sinal de que os abdominais já não têm mais força e esforçam os das costas. Com o tempo e treino a resistência aumenta.
Pois saiba que ver a própria barriga ficar enorme de uma hora para a outra não é nada raro. Na verdade, todas nós temos inchaços abdominais em algum ponto da vida, embora eles sejam mais comuns em algumas situações, como quando comemos algo que não cai bem, abusamos do sal, tomamos uns drinks a mais ou estamos na TPM.
Aquela sensação da camisa mais apertada após o treino é perfeitamente normal e facilmente explicada. Este efeito resulta do sangue que é bombeado para a musculatura treinada, esta situação origina esse efeito momentâneo de maior inchaço, quase como que o músculo tenha aumentado de tamanho.
A barriga inchada é um sintoma relativamente comum que costuma estar associado com a presença excessiva de gases intestinais, principalmente em pessoas que sofrem com prisão de ventre.
Como acabar com a barriga inchada: