tesla (T)
Um ímã pode ser magnetizado novamente, esfregando um polo de neodímio, por exemplo, contra o polo oposto do antigo ímã, repetindo desta maneira com o outro lado e alcançando o efeito desejado.
Devido ao fato de que o campo magnético ao redor de um fio ser circular e perpendicular a este, uma maneira fácil de amplificar o campo magnético produzido é enrolar o fio como uma bobina. Sua potência depende ainda da espessura e da quantidade de fio utilizado em sua composição.
Há 2 campos magnéticos: o criado pela corrente elétrica e a do prego que se magnetiza com a passagem da corrente elétrica. O campo magnético total é mais forte que antes. A função do prego é concentrar o campo magnético e torná-lo mais intenso. ... O conjunto prego-bobina constitui um eletroímã.
Esse dispositivo utiliza a corrente elétrica para gerar campo magnético. Ele é constituído por um material ferromagnético envolvido por um fio condutor. Quando se estabelece uma corrente elétrica nesse condutor, um campo magnético é gerado e o material ferromagnético passa a ter as propriedades de um imã.
O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.