Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram.
As Massas de Ar designam porções de ar que se deslocam na terra, as quais influenciam no clima por onde atuam, podendo alcançar milhares de quilômetros quadrados de extensão. As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais.
O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
Só acontece uma frente fria, quando uma massa polar se desloca e empurra uma tropical, ocupando o seu lugar. Para o território brasileiro, as mais importantes massas de ar são: - Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste.
Resposta. Resposta: mPa, ou seja, Massa Polar atlântica.
Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.
Resposta. Resposta:Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
Quais elementos os diferem? O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar.
Os elementos climáticos, como o próprio nome indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.
Explicação: Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial - Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C. Tropical - presenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC.
Clima tropical
tropical semi-úmido
o subtropical
Por causa da chamada zona climática temperada do sul, o clima da região Sul é subtropical. Isso significa que as estações do ano são bem definidas – verões quentes e invernos rigorosos – há a presença de umidade e as chuvas são regularmente distribuídas durante o ano.
- A região sofre influência, principalmente no inverno, da Massa Polar Atlântica que é úmida e fria. ... Estes ventos levam umidade e calor para a região, aumentando a temperatura e provocando chuvas. - A temperatura média anual na região sul do Brasil fica entre 16 e 22°C.
A resposta está na localização dos dois polos. Em termos geográficos, o polo Sul fica situado a 2800 metros acima do mar e o polo Norte está ao nível do mar. ... Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.
A temperatura observada no Brasil é oriunda da relação que a localidade estabelece com relação à linha do equador. Assim, por se tratar de um local que fica bem distante da linha do equador, a temperatura na região sul é bem mais baixa do que nas demais localidades do país.
Porque ela se localiza nas áreas próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima subtropical é quente e a variação anual da temperatura. As chuvas são abundantes sendo bem distribuída o ano todo Nesse ambiente há a maior variabilidade de vegetais e plantas do planeta.