O sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico. Sabemos que os seres humanos realizam dois tipos de respiração: a chamada respiração celular e a respiração pulmonar.
Pode ser dividida anatomicamente em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.
O sistema respiratório humano é composto por um par de pulmões e pelas vias respiratórias, que são uma série de canais por onde o ar passa, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Quando respiramos, o ar penetra em nossas narinas e vai para as cavidades nasais.
A respiração é o processo do organismo de todos os seres que cria a energia necessária à vida. Como esse processo acontece nas células, é chamado respiração celular. ... Quando as células absorvem o oxigênio e liberam o dióxido de carbono, ocorre a chamada respiração aeróbica.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões.
Ao entender o que é diafragma e suas principais características, passamos a compreender melhor como ocorre o processo de respiração pulmonar. Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.
Revisado em: O diafragma localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno, e desempenha papel fundamental na respiração. O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, tem forma de cúpula e desempenha papel fundamental na respiração.
O diafragma é um importante estabilizador do tronco. Quando ele é muito exigido, por uma frequência respiratória alta (dificuldade na respiração) ou por carregar pesos por tempos prolongados, o diafragma entra em fadiga, prejudicando a mecânica da coluna lombar, podendo ser uma possível causa da dor lombar.
Inspire fundo para forçar o diafragma para baixo. Então, segure a respiração por alguns segundos e depois expire com força com os lábios fazendo força impedindo que o ar saia para restringir o fluxo de ar para fora.