O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo entope uma veia da perna, impedindo que o sangue volte adequadamente ao coração e provocando sintomas como inchaço da perna e dor intensa na região afetada.
A trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por obstruir e inflamar a parede da veia acometida, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. As pernas são os locais mais comuns de trombose. Os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local.
Nos primeiros dias do tratamento da trombose (3 a 5 dias) é importante um repouso relativo com as pernas elevadas e retas principalmente quando o edema ( inchaço) é importante , podendo andar para realizar necessidades básicas.
Após o diagnóstico de trombose venosa profunda, deve-se permanecer em repouso com o membro acometido levemente elevado. Ao iniciar o tratamento com um medicamento anticoagulante, o risco de embolia é reduzido somente após o medicamento atingir os níveis séricos ideiais ( concentração no sangue).
Os anti coagulantes evitam de um modo geral os processos trombo-embólicos mas por falha no uso ou por uma resposta individual ao tratamento, pode vir a ter novo episódio.
- As pessoas que já tiveram trombose e já pararam de tomar os anticoagulantes, devem tomar AAS para prevenir o aparecimento de uma nova trombose.
Sim, a trombose pode voltar. O paciente que teve uma trombose tem risco muito maior de ter um novo episódio do que a pessoa que nunca teve isso. Algumas doenças do sangue, as chamadas trombofilias, aumentam o risco de aparecimento de trombose e devem ser sempre investigadas no paciente que já teve mais de um episódio.
O uso de meia elástica em geral é indicado para pacientes que apresentaram trombose ou sequelas de trombose para melhora de sintomas como inchaço e dores nas pernas. Seu uso também evita ou diminui o aparecimento de varizes. Normalmente usamos as meias de média compressão (20-30 mmHg) com esse intuito.
É muito importante o uso das meias. O tempo mínimo recomendado é de dois anos, mas esse período pode variar de acordo com a extensão da trombose.
Uma recomendação medica frequente para evitar trombose no período pós-operatório é calçar meia elástica – também conhecidas como meias de compressão, entre 10 a 15 dias.
QUANTO TEMPO PODE USAR MEIA DE COMPRESSÃO? “Geralmente coloca-se a meia de compressão ao acordar e se tira ao final do dia, quando a pessoa for dormir, num prazo de utilização médio de 8 a 12 horas dia”, orienta Debski.
Como vestir as meias de compressão
As meias de compressão ao fazerem pressão nas pernas ajudam o sangue a voltar dos pés para o coração, funcionando assim como uma espécie de bomba que atua contra a força da gravidade, auxiliando no regresso do sangue e melhorando a circulação sanguínea.
Nesses casos, o paciente deve ficar o dia inteiro com as meias de compressão. A recomendação é colocá-la logo após levantar e retirar somente quando for tomar banho e dormir.
Olá, Dormir com as meias de compressão não é recomendado, especialmente se sua meia for de média (20-30 mmHg) ou alta (30-40mmHg) compressão. Quando estamos deitados, o retorno venoso é favorecido pela diminuição da força contrária exercida pela gravidade.
Sim. É indicado o uso de meias elásticas durante as atividades físicas, pois as meias elásticas evitam a dor e o edema em membros inferiores quando utilizadas na compressão e medida correta. Nos casos de varizes já em desenvolvimento, é indispensável o uso metódico da compressão elástica.
Como limpar as meias de compressão
Jogue suas meias no balde junto com a água quente, o sabão neutro e uma colher de bicarbonato de sódio e deixe agir por algumas horas. Ah, lembre-se de que neste processo de molho você ainda precisa separar as meias por cores! Depois do molho, enxágue bem as meias em água corrente e lave-as normalmente.
Lavagem a mão / Temperatura máxima 40ºC. Não alvejar. Não secar em tambor (secadora). Secar em varal, à sombra.
Tabela de Comparação das Melhores Meias de Compressão Femininas
Meias-calças de apoio exercem resistência passiva ao inchaço, enquanto meias-calças de compressão aplicam pressão ativa nas veias da perna.
Meia Panturrilha (3/4)
Sigvaris