Uma saliva mais grossa dificulta a lavagem da boca, o que reduz a proteção contra as bactérias e desequilibra a microbiota bucal. A queixa de boca seca é comum e causa bastante desconforto.
A saliva viscosa é caracterizada pela grande quantidade de mucina – sustância que favorece a fixação de bactérias, restos alimentares e células descamadas da boca. As bactérias, ao metabolizarem as células descamadas, que são ricas em aminoácidos com enxofre, liberam essa substância que provoca o mau hálito.
A boca seca (xerostomia) pode ser ocasionada por diversos fatores. Alguns medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para pressão alta e depressão podem alterar a produção de saliva. A menopausa também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.
Troque o enxaguante bucal habitual por um que não contenha álcool em sua fórmula. O álcool é um agente desidratante natural e pode sinalizar para a boca produzir ainda mais saliva. Outra solução é manter-se hidratado para ajudar a diminuir o excesso de saliva, para que seja engolida mais facilmente.
Ainda assim, existem algumas medidas básicas que auxiliam a evitar a boca seca, como:
Resumo da notícia. É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
Boca ressecada? Confira 4 truques para acabar com o problema de lábios descascando
Prepare uma pasta de 1 parte de açúcar para 2 partes de mel e aplique sobre os lábios com os dedos, seguindo a mesma orientação da receita anterior. Espere agir e enxague a boca, aplicando o balm na sequência para garantir a hidratação. Mais conhecida como Vaselina, a geleia de petróleo é um poderoso hidratante.
como hidratar lábios ressecados
Experimente vaselina simples ou creme hidratante à base de petróleo, solúvel em água. Para evitar que os lábios gretem, tente proteger a sua bebé do vento quando forem passear e, quando possível, use um humidificador no quarto dela.
De acordo com Simone, assim como rosto, o lábio deve ser hidratado regularmente. "Geralmente, necessita de um produto específico para ele, pois exige uma hidratação mais intensa. A hidratação evita aquelas temidas pelinhas, rachaduras e machucados", explica a dermatologista.
Os 8 melhores hidratantes labiais segundo a redação da Vogue
Os causadores da xerostomia. Essa síndrome da boca seca pode acometer crianças por vários motivos, como desidratação, hábito de respirar pela boca, má higiene bucal ou até mesmo o ronco.
A manteiga de cacau fornece propriedades calmantes superiores e ajuda a pele do bebê a reter sua umidade natural. A vitamina E é um antioxidante natural que auxilia na hidratação da pele. Esta fórmula hipoalergênica, não oleosa, absorve rapidamente, deixando a pele macia e suave.
Hidratante intenso Com os lábios já restaurados e saudáveis, aplique a manteiga de cacau diariamente antes de dormir para selar a pele e, durante o dia, passe o lip balm para hidratar e evitar novas rachaduras.
Benefícios da manteiga de cacau Lábios: Sua potente ação hidratante é ideal para lábios ressecados e feridos - quando ficam saindo aquelas pelinhas -, pois é capaz de restaurar e regenerar a pele fina dos lábios. Pele: A manteiga pode ser usada como hidratante no rosto e corpo, principalmente para peles sensíveis.
Mesmo que você não sinta seus lábios rachados, é sempre bom passar um hidratante labial (de preferência com manteiga de cacau) que, apesar de deixarem seus lábios com aspecto oleoso durante a noite, vão resgatar o brilho natural dessa região na manhã seguinte.
2. Hidratar os lábios. Durante a noite, você também pode hidratar os lábios. Antes de dormir, aplique um creme ou lip balm nutritivo na região para evitar o ressecamento que pode acontecer com o ar condicionado ou apenas para deixar os lábios mais suaves.
Outras boas soluções para combater os lábios ressecados e rachados é aplicar uma fina camada de:
Manteiga De Cacau Brazilcoa (com Laudo Técnico)
Mesmo na temperatura ambiente e sem exposição excessiva ao sol é importante utilizar tanto a manteiga de cacau como um protetor solar para evitar que o calor e os raios UV machuquem a pele.
Nas receitas doces, como bolos, você pode usar a manteiga de cacau em substituição às demais gorduras vegetais para dar aquele leve aroma de chocolate às suas preparações.
Coloque uma camada fina desse cosmético sobre o ferimentoe pronto. Trata-se de um curativo instantâneo para proteger o corte contra infecções até que você possa chegar em casa para aplicar antisséptico, pomada ou curativo.