Panzan fala do sigilo telemático que é uma forma de proteção, de segurança do usuário do aparelho que muitas vezes dificulta o acesso aos dados pelas autoridades. Outros meios de prova são a prova oral e a testemunhal. A produção de prova por meio eletrônico é feita pela interceptação telemática.
Em outras palavras, telemática é a tecnologia que permite a comunicação à distância entre serviços de informática por meio de redes de telecomunicações.
Já a quebra de sigilo de registros e dados telefônicos corresponde à obtenção de registros existentes na companhia telefônica sobre ligações já realizadas, dados cadastrais do assinante, data da chamada, horário, número do telefone chamado, duração do uso, valor da chamada, etc.
Na escuta, por sua vez, um terceiro grava, mas um dos interlocutores sabe que está sendo interceptado e consente que essa ação seja tomada. Quanto à gravação telefônica ou gravação clandestina, acontece quando um dos interlocutores realiza a gravação sem o consentimento do outro.
Segundo a lei, o grampo telefônico só pode ser realizado quando houver indícios "razoáveis" da autoria ou participação em crime e não houver outros meios para que a prova seja obtida. É crime, entretanto, realizar interceptação de comunicações sem autorização judicial.
Códigos para descobrir se você está sendo rastreado pelo celular
Se o celular está grampeado, é possível ouvir ruídos mesmo quando ele não estiver em uso. Isso significa que suas conversas próximas ao celular podem ser ouvidas. Portanto, barulho de cliques e outras distorções quando o celular estiver inativo são outro sinal de que seu aparelho pode estar grampeado.
verbo transitivo Prender ou segurar com grampos: grampear papéis.
O pesquisador em segurança digital José Damico explica que basta digitar o número da linha telefônica a ser interceptada pelo software, colocar uma senha e preencher um campo de justificativa e, voilà, todas as ligações serão gravadas. ... Antes da dominação do celular, os telefones eram grampeados com as próprias mãos.
Para poder saber como grampear celular e ouvir conversas, você precisará de um aplicativo espião de chamadas. Esse tipo de programa fica instalado no seu celular de maneira secreta e coleta dados, além de garantir acesso remoto a determinadas áreas do aparelho, como o microfone e as chamadas que são realizadas.
Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado.
No Android, abra as Configurações, vá em "Apps e notificações", role até o final e toque em "Avançado" e depois em "Permissões especiais" ou "Acesso especial".