Gramática
Uma onomatopeia pode ser pura ou vocalizada e ambos os tipos são conhecidos pelos brasileiros. Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.
Onomatopeias de sons de fenômenos da natureza ping ping (chuvisco); cabrum (trovão); chuá-chuá (cachoeira).
Significado de quac: Som de um pato (onomatopeia).
Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Como se proteger dos raios
Saiba como se proteger de raios durante as tempestades
Para nos proteger de raios é preciso que ficamos dentro de casa, não ficarmos debaixo de arvores, não ficar com objetos eletrônicos por perto, evitar ficar perto de cercas eletrônica,tubos metálicos , linhas eletrônicas e energia eletrônicas, bem como estruturas metalificas.
- Ficar em campo aberto, como em praias, campos de futebol ou embaixo de árvores e perto de cercas. - Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio, ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes. - Ficar em um abrigo aberto, como uma sacada, varanda, toldo, deque, etc.
Com mau tempo, evite árvores altas, picos desprotegidos, campos abertos e ou mesmo praias e piscinas. Na floresta, procure um conjunto de árvores de altura regular e numa zona baixa, mas longe d'água. Afaste-se de troncos e raízes.
Atmosférica Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Page 2 Page 3 Como os raios interferem na vida dos brasileiros? A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais de um bilhão de reais no país.
10 dicas para proteger a pele do sol e curtir o verão ao máximo
Cuidados com o sol: o que fazer para se proteger no verão?
O verão é a estação mais quente do ano. Durante três meses as temperaturas sobem e a radiação solar bate em cheio. O sol está mais próximo da Terra e por isso devemos nos proteger dos raios ultravioletas. O uso de protetor solar é fundamental.
Melhor horário para pegar sol Para evitar riscos para a saúde, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, ou seja, entre às 10 e às 16 horas. Isso porque entre esses horários há maior emissão dos raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele, por exemplo.
Resposta. O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Os cuidados que devemos cuidar são : não ficar debaixo do Sol de forma prolongada, utilizar protetor solar e hidratar-se. Os perigos do Sol, principalmente causados pela radiação Ultravioleta, são : Câncer de Pele e queimaduras.
O Fator de Proteção Solar quantifica a proteção que um determinado produto é capaz de oferecer, em termos de tempo de exposição, contra a queimadura solar se comparado à exposição desprotegida.