Segundo a definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é um «signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objecto que representa (como uma fotografia, uma estátua ou um desenho figurativo)».
Os textos de linguagem verbal são aqueles que utilizam as palavras para estabelecer comunicação. Eles podem ser tanto orais como escritos.
A- Icônica: escrever é a mesma coisa que desenhar – as formas do grafismodevem reproduzir as formas dos objetos. B- Não-icônica: escrever é reproduzir os traços típicos da escrita, identificadospela criança como a forma básica da escrita.
Como a relação entre signo e objeto é icônica, esse signo tem qualidades semelhantes às qualidades do objeto a que ele se refere. ... Os caracteres dessa fonte apresentam poucas qualidades visuais semelhantes a dos caracteres da fonte Univers, da qual eles derivam.
Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum), quer dizer referente exterior.
A classificação mais conhecida dos signos foi proposta por Charles Peirce e tem um efeito de tríade formada pelo representamen - aquilo que funciona como signo para quem o percebe - pelo objeto - aquilo que é referido pelo signo - e pelo interpretante - o efeito do signo naquele que o interpreta.
O que é Semiótica: Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor. Os objetos de estudo da semiótica são extremamente amplos, consistindo em qualquer tipo de signo social, por exemplo, seja no âmbito das artes visuais, música, cinema, fotografia, gestos, religião, moda, etc.
“O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere ...
"Mas afinal, para que serve a Semiótica? Serve para estabelecer as ligações entre um código e outro código, entre uma linguagem e outra linguagem. ... A análise semiótica ajuda a compreender mais claramente por que a arte pode, eventualmente, ser um discurso do poder, mas nunca um discurso para o poder.
A ciência semiótica tem três ramos: a gramática especulativa pura, a lógica e a retórica pura. A gramática especulativa é a doutrina das condições gerais dos símbolos e signos e tem um caráter significante. ... O ícone é um signo que é a imagem ou representação do objeto.
c) Quais são os aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página), que a compõem a propaganda? Justifique sua resposta. d) “ DENUNCIE”!
RECURSO SEMIÓTICO: faz uso dos recursos disponibilizados pela teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (lingüísticas ou não), enfatizando especialmente a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram.
Não é fácil, definir semioticamente, a foto. No entanto, o que se pode afirmar é que ela se baseia na imagem que funciona como ícone e índice: como representação da realidade e relação causal com a realidade, respectivamente.
Como analisar uma fotografia
Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, ...
Os recursos linguísticos podem ser apresentados como ferramentas textuais que garantirão ao texto originalidade além de emoção no processo de apresentação de experiências. Isso pode ser empregado com o uso de anáforas, ou de comparações e antíteses, por exemplo.
Um recurso é uma forma. Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.
Os recursos linguísticos podem ser classificados em três grupos principais: elementos coesivos, elementos enfáticos e elementos retóricos.
Resposta. Resposta: Ou seja; no entanto; porque; por isso; portanto.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Julia tinha um cheiro doce característico. ... No exemplo, há a mistura de dois sentidos em "cheiro doce": olfato e paladar.
As figuras de linguagem, além de ornamentar um texto, servem para conferir maior expressividade a uma mensagem. ... Esses desvios e novos sentidos que atribuímos às palavras possuem uma função estilística, recurso conhecido como figuras de linguagem.