figurado pessoa ou coisa vista como fonte de inspiração, glória, sabedoria, etc.
Significado de luinha: Diminutivo de lua. É uma pequena lua.
Solzão
Assim sendo, de acordo com as regras, teríamos: luz – luz + inha = luzinhas e flor – flor + zinha – flore(s) + zinhas = florezinhas. Para terminar duas observações: 1a) Para o acadêmico Evanildo Bechara, pazinhas é o plural do diminutivo de pá (pazinha = pá + zinha – pazinhas).
Usam-se a duas. Colherzinha é forma regular do diminutivo colher, que, como substantivo terminado em consoante (excetua-se -s e -z)*, forma esse grau com a forma sufixal -zinha: colherzinha, como florzinha, animalzinho.
[Gramática] A forma diminutiva de colher é colherzinha.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.
Os substantivos lugar, arma e sabonete não são usados no grau aumentativo sintético. Em teoria, poderíamos considerar formas "lugarzão", "armona"/"armão"/"armazona"/"armazão", "sabonetão"/"sabonetezão", mas, na verdade, são usadas apenas as formas analíticas adequadas a situações particulares.
Lista com aumentativos e diminutivos
Aumentativos irregulares - Grau do substantivo
Pequena rua; viela; quelha; travessa.
Diminutivos irregulares - Grau dos substantivos
Diminutivos Desta Página: Vareta, Aldeola, Arbusto, Pracinha, Palacete, Avícula.
cão - cãozinho - canzarrão. coleta - coleguinha - colegão.
O aumentativo de "cão" poderá ser "canzarrão". Por outro lado, o diminutivo poderá ser "cãozinho". ... No Sul do Portugal, também se ouve o diminutivo «canito», como já terá ouvido.
Resposta. é MACARRÃOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!
"Penne" é o plural de "penna", que significa "pena" (a das aves) e, por extensão, o instrumento com o qual se escreve, o que também ocorre em português. E "pene"? Prepare-se: pode ser o plural de "pena" (que significa "pena", não a das aves, mas "castigo" ou "dó") ou, no singular...
Significado de caminhãozinho: Diminutivo de caminhão.
Rio está neste caso, mas em compensação não lhe faltam diminutivos: ribeiro, ribeira, riacho, riozinho, riozito. Já ribeiro tem o aumentativo ribeirão!
Não existe feminino de caminhão.
Este é um diminutivo regular, onde foi acrescentado "inho" para formar a palavra.
Em relação à palavra índio, como o diminutivo também possui carga afectiva, é normal dizermos: indiozinho ou indiozito. Depreciativamente, poderá alguém dizer: indiozeco. O aumentativo sintético não é usual porque as formas analíticas são mais expressivas: «índio corpulento», «índio valentão», etc.
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
- Usamos o diminutivo “SINHO” quando a palavra primitiva tem “S” na última sílaba.